terça-feira, 23 de setembro de 2014

Harry Potter e a pedra filosofal [Harry Potter 1], de J.K. Rowling - Opinião




Título original - Harry Potter and the sorcerer's stone
- Autora inglesa
Saga: Harry Potter #1
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa.
Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.

Opinião: 
Harry Potter, o rapaz que sobreviveu. Harry pensava que era um rapaz comum até o dia do seu aniversário, quando recebe a visita de Hagrid, que o informa que ele é um feiticeiro e tem que partir para uma escola especifica para feiticeiros. Neste livro temos a introdução das personagens, da história principal, da fantástica escola de Hogwarts, do seu director Albus Dumbledore e mais para o final, temos logo um episódio emocionante de um confronto com o vilão, ou o que sobrou do vilão mais temido de todos os tempos, Lord Voldemort.
Dá-se um processo de aprendizagem e aulas, e travam-se amizades encantadoras, bem como uma ou outra inimizade (Draco Malfoy e sua família). Os conhecimentos adquiridos aliados com a inteligência destas crianças são postos à prova, e revelam-se até cruciais quase no final do livro.
Este foi o primeiro livro de fantasia que li, e foi o primeiro que em miúda tive realmente vontade de ler. Na altura chamou-me a atenção a capa colorida (era a antiga), uma colega estava a lê-lo e disse que era muito bom. Recebi-o como prenda no Natal e quando comecei, não quis que acabasse. E assim foi...já tinha saído o segundo e foi a minha prenda no meu aniversário seguinte. Foi assim o inicio de uma paixão literária! 
O livro foi um sucesso de vendas um pouco por todo o mundo, dando inicio à febre Harry Potter.
Actualmente consta do plano de leitura escolar.


Outras capas:

Sem comentários:

Enviar um comentário