sábado, 20 de setembro de 2014

Sem sangue, de Alessandro Baricco - Opinião


Título original - Senza sangue
- Autor italiano
Editora Dom Quixote.
Sinopse: "Sem Sangue" é uma história vibrante e rica de sugestões que sonda a profundidade da alma humana. Os protagonistas são figuras perdidas no tempo e no espaço, carrascos e vítimas de uma guerra indefinida, que, como todo o conflito da história da humanidade, desperta as paixões e os instintos mais recônditos.

Opinião:

Retratando os eventos que tiveram lugar numa casa da família numa época pós guerra, é-nos dado a ler um crime horrível testemunhado pela protagonista Nina e o percurso da sua vida após um dos criminosos a encontrar, e não revelar a sua presença aos parceiros, o que se traduz em salvar a vida da criança pequenina que estava enrolada por baixo do chão da casa. Estas duas referências são as partes nas quais o livro se compõe. Pode dizer-se que este encontro alterou radicalmente os seus percursos de vida. 
Muitos anos mais tarde, Nina vai ao encontro de Tito que agora trabalha num quiosque e afirma saber que ela o procurava e sabe o motivo. Os dois dirigem-se então a um café para conversar, e aqui ficamos a saber a história da vida de Nina após aquele episódio traumatizante na sua infância.
Resumidamente, o livro conta com um crime, o desejo de vingança, amor e também redenção.  
A leitura é rápida e concisa, e os acontecimentos impelem o leitor a querer ler o que se passa em seguida. A terminar, o reencontro entre as personagens inicialmente parece ser mais um desejo de vingança, mas à medida que conversam, parece que fica no ar a ideia de que há feridas que podem cicatrizar.
Este livro fez parte do desafio "livro retirado aleatoriamente da estante".


Outras capas:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário