domingo, 28 de setembro de 2014

Tão veloz como o desejo, de Laura Esquível - Opinião


Titulo original - Tan Veloz Como El Deseo
- Autora mexicana
Editor: Edições Asa.
Sinopse: Júbilo veio ao mundo com um imenso sorriso e o dom de ouvir as palavras que habitam no coração das pessoas que o rodeiam. Era ainda menino e – ao servir de intérprete entre a avó, orgulhosa representante do povo Maia, e a mãe, de língua espanhola – já adoçava as palavras amargas que ambas trocavam, conseguindo que desse ódio nascesse respeito e amor. 
No México dos anos vinte, Júbilo é já um homem e trabalha como telegrafista, ocupação que lhe permite fazer bom uso do seu Dom, pois continua a ajudar as pessoas a revelarem o que lhes vai na alma, reescrevendo as mensagens que enviam. A felicidade plena chega quando Júbilo conhece Lucha, por quem se apaixona perdidamente. Enfeitiçados um pelo outro, casam e vivem uma vida de sonho. 
Muitos anos passados, o telégrafo está abandonado, obsoleto que é como forma de comunicação; e Júbilo, solitário no seu leito de morte, onde jaz cego e mudo, sofre ainda com a tragédia que um dia o afastou da mulher, o seu grande e único amor. 
Que acontecimento trágico poderá ter-se interposto entre os dois amantes, provocando um dano tão irreparável? 
Mas Luvia, a filha de ambos, nascida já após essa inexplicável tragédia familiar, não vai descansar enquanto não desenterrar o fantasma do passado e desvendar o que está por detrás dessa história de paixão e amargura.


Opinião:
A história conta a vida de Júbilo, o mais novo de 12 filhos, desde o seu nascimento no seio de uma família que nunca teve muitas possibilidades, até ao tempo presente, onde se lê que padece de Parkinson e perdeu a visão e a fala devido à medicação. 
O Júbilo nasceu com o dom da palavra que inicialmente lhe permitia amenizar conflitos, mas depois que inicia a sua actividade como telegrafista, utiliza-o para ajudar as pessoas.
Também com bastante relevo no livro, temos uma visão aprofundada da sua história de amor com Lucha, uma jovem proveniente de famílias ricas que era vizinha do seu amigo de infância. Após o casamento, a diferença social entre eles torna-se evidente e é causa de alguns desentendimentos, porque Lucha esteve sempre habituada aos luxos e como esposa de Júbilo, passou a depender financeiramente dele.
No tempo presente conhecemos a sua filha Lluvia que relata parte da história e tudo faz para que o seu pai esteja confortável. Triste por ver o pai miserável devido à perda dos sentidos, ela decide procurar um telégrafo que liga a um computador com um programa adequado a traduzir a informação, facilitando assim a comunicação com o pai. O homem fica extasiado pela possibilidade de poder expressar-se novamente e vivem-se momentos muito alegres mas em seguida, surgem memórias do passado e o ambiente muda completamente.
Alternando passado e presente para nos mostrar a história de uma vida, este livro evidência a natureza humana e o efeito que determinadas atitudes podem ter na vida daqueles que os rodeiam e como isso pode afectar a própria vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário