terça-feira, 28 de outubro de 2014

Danças na Floresta, de Juliet Marillier - Opinião


Título original - Wildwood dancing
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Este livro da autora é inspirado no conto de fadas As Doze Princesas Bailarinas. É a história de cinco irmãs intrépitas, em luta com quatro criaturas sinistras, três misteriosos presentes mágicos, dois amantes proibidos e um sapo enfeitiçado. Há muitos mistérios na floresta. Jena e as suas irmãs partilham o maior de todos, um segredo fantástico que lhes permite escapar à vida diária nos campos da Transilvânia, e que mantiveram escondido durante nove anos. Quando o seu pai adoece e tem de abandonar o seu lar na floresta durante o Inverno, Jena e a sua irmã mais velha, Tati, ficam encarregues de cuidar da casa e das outras irmãs. O surgimento de uma misteriosa jovem de casaco preto faz nascer o amor numa das irmãs e, subitamente, Jena apercebe-se que tem de lutar para salvar aqueles que lhe são mais queridos. Acompanhada por Gogu , Jena tem de enfrentar grandes perigos para preservar não só as pessoas que ama, como também a sua própria independência e a da família.

Opinião:
Inspirada no conto "As doze princesas bailarinas", a autora criou um mundo mágico paralelo a uma realidade de época, muito bem descrito, habitado por uma grande variedade de criaturas, que nos faz verdadeiramente querer transpor as páginas. Há muitos anos, as irmãs descobriram acidentalmente um portal para esse mundo, que apenas pode ser aberto na lua cheia. A partir dessa altura, têm-no visitado sempre para dançar com as criaturas do outro mundo, seguindo regras de segurança que elas estabeleceram entre si.
A história começa no ano que o pai viúvo tem que ausentar-se por motivos de saúde, deixando as cinco filhas na sua residência na floresta durante o rigoroso inverso, a tomar conta da casa e do negócio. 
Numa das visitas ao mundo mágico descobrem novos seres, o Povo da Noite (vampiros), e surge uma paixão entre um deles, o Tristeza e a irmã mais velha Tati, o que não é nada bem visto aos olhos de Jena, a personagem principal, e do seu sapo de estimação Gogu. Por algum motivo ela consegue ouvir os pensamentos do sapo e assim se comunicam.
Após elas ficarem com pouquíssimo dinheiro para a casa, o primo Cézar decide tomar as rédeas e revela-se um tirano controlador que quer mandar em tudo e todos, por ser homem. A situação piora imenso quando há uma morte na vizinhança, ao que parece foi um ataque de vampiro, e ele organiza uma autêntica "caça às bruxas" pois quer vingança, não apenas por este incidente mas também porque ele culpa as criaturas mágicas pela morte do seu irmão há muitos anos.
Uma história mágica, contada com mestria do ponto de vista de Jena, onde se observa que nem tudo o que parece o é, e deixando-nos maravilhados com o pensamento de que por vezes contos de fadas existem!
Achei a escrita simples e fluída, e as personagens bem construídas, cada um com a sua personalidade própria, se bem que havia alturas que me irritavam profundamente as atitudes de Cézar e algumas da Tati. Este livro marcou a minha estreia com a autora e admito que fiquei com vontade de ler mais, fiquei fascinada com um mundo encantador que nos faz sonhar.. Adorei este livro e aconselho vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário