sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Harry Potter e a Câmara dos segredos [Harry Potter 2], de J. K. Rowling - Opinião


Título original - Harry Potter and the chamber of secrets
- Autora inglesa
Saga: Harry Potter #2
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Harry Potter está ansioso por ver terminadas as medonhas férias de Verão que está a passar com os Dursleys, os Muggles mais Muggles de todo o planeta. Mas o tempo parece ter adormecido, ou então está com muita preguiça, porque nunca mais passa. Entretanto surge uma visita inesperada - uma estranha criatura de grandes olhos verdes e enormes orelhas, o elfo Doddy, que trás um sério e terrível aviso : HARRY POTTER NÃO DEVE VOLTAR PARA HOGWARTS.
E a verdade é que no seu segundo ano na escola de feitiçaria, Harry vê-se envolvido numa terrível espiral de perigos e desventuras. Vozes horripilantes sussuram, vindas das paredes; algo ou alguém anda a transformas os alunos em pedra; aparecem fantasmas tenebrosos e aranhas gigantes; e um dia um misterioso aviso é escrito em letras brilhantes numa parede de Hogwarts: A CÂMARA DOS SEGREDOS FOI ABERTA. INIMIGOS DO HERDEIRO, CUIDADO.
Mas o que isto significa? Harry Potter, Ron e Hermione vão fazer tudo para resolver este mistério, arriscando as suas próprias vidas.


Opinião: 
Após as férias de verão, Harry e os seus amigos voltam para o 2.º ano em Hogwarts onde retomam os estudos e começam as peripécias. Mas mesmo antes disso, Harry recebe a visita de Dobby, um elfo doméstico que o alerta sobre o risco de vida que ele corre ao voltar para  a escola de feitiçaria. Pelo caminho, ele e Ron vêem-se impossibilitados de apanhar o comboio, pelo que decidem ir no carro voador do pai do Ron, o mesmo veículo que mais tarde os salva de um ataque de aranhas gigantes.
Neste livro tem mais ênfase uma antiga lenda acerca da existência da Câmara dos Segredos e da criatura que lá habita, outrora dominada por Slytherin. Torna-se evidente a sua existência uma vez que misteriosos ataques começam a decorrer na escola e os três amigos decidem então investigar.
Através de um diário mágico que encontram, ficamos a conhecer Tom Riddle e acerca do período em que Voldemort era jovem e frequentava a escola. Durante a sua investigação, os amigos recorrem à poção polisuco permitindo-lhes encarnar outras pessoas, mas para Hermione não tem o efeito desejado, proporcionando alguns momentos hilariantes.
Noutras ocasiões descobrimos que tanto Harry, Voldemort e Slytherin conseguiam falar serpêntes, facto que se torna crucial numa fase mais avançada do livro.
Já na câmara dos segredos, através das suas atitudes Harry prova ser um verdadeiro Gryffindor e também verdadeiramente leal a Hogwarts pelo que a fénix de Dumbledore vai em seu auxilio.
Na fase final do livro, Dobby que em várias ocasiões surge sempre alertando Harry para os perigos, é libertado com a influencia de Harry e ficam amigos.
Uau! Que evolução! Adorei este volume, Achei-o muito melhor do que o primeiro, que como sabemos, foi uma bela introdução a este mundo encantado. Ainda pautado por uma atmosfera mais infantil, achei que tem uma história espetacular, repleta de mistérios, acção, descobertas e reviravoltas, não estava à espera disto mas fiquei estupefacta. Rowling mostra-nos mais uma vez a sua mestria e conduz-nos através de um enredo de perder o fôlego.


Outras capas:
  

Sem comentários:

Enviar um comentário