segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Destinos interrompidos [Destinos interrompidos 1], de Lissa Price - Opinião


Título original - Starters
Saga: Destinos interrompidos #1 / Starters #1
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles. Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais. Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados. Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes - seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez. Tudo corre como previsto, até o neurochip que lhe colocaram na cabeça avariar. Callie acorda, de súbito, na vida da sua locatária, a viver numa luxuosa mansão, a guiar carros topo de gama e a sair com o neto de um senador. A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.

Opinião:
Descobri este livro de modo casual porque o segundo volume estava a ser sorteado numa rede social e chamou-me a atenção, então procurei este primeiro volume da saga Starters and Enders, fui ler a sinopse e suscitou-me interesse.  
A acção decorre numa situação de pós-guerra, a guerra dos esporos, que dizimou a população activa (os adultos) deixando apenas os grupos de risco que foram vacinados: os iniciantes (jovens) e os terminantes (idosos). Esta nova sociedade é pautada por grandes diferenças sociais e a malta jovem que não tem família, passa fome nas ruas (é o caso de Callie, o irmão Tyler e o amigo Michael) ou é apanhada e levada para instituições.
É então que Callie se desloca à Destinos Primordiais, para alugar o seu corpo aos terminantes ricos que por um período de tempo, vivem no seu corpo recorrendo a um neurochip. Isto permitir-lhe-à ter dinheiro suficiente para arranjar um sitio onde viver e com condições adequadas à saúde frágil de Tyler. 
Após uma queda, há um mau funcionamento do chip e ela percebe que acordou a meio de um aluguer e tem que continuar a fingir que é a locatária, é assim que entende que a senhora tem intenções ilícitas, e enquanto está acordada, tenta inviabilizar os planos dela.
Passado uns dias, ela consegue-se comunicar mentalmente com a idosa, que a submeteu a uma alteração no chip quando estava no controlo, e desta forma são-lhe feitas revelações acerca da companhia, presidida pelo Velho. Eventualmente elas formam uma parceria para descobrirem o que está por trás daquela fachada e descobrirem o paradeiro da neta dela e dos outros jovens desaparecidos. Mas alguém na companhia repara no que está a acontecer e assassina a idosa! Agora Callie tem que continuar na busca por justiça mesmo que para isso tenha que revelar quem é verdadeiramente, aumentando assim o perigo...
Este primeiro volume deixou-me satisfeita mas com muita vontade de ler o último, adorei a história, o acto de amor, o mistério, a busca por justiça..enfim gostei de tudo. A escrita está bastante fluída, e as personagens são interessantes, quero mesmo saber quem é o maléfico Velho...irei descobrir assim que ler o próximo volume que já tenho em minha posse hehe

Sem comentários:

Enviar um comentário