domingo, 30 de novembro de 2014

Trevas maravilhosas [Criaturas maravilhosas 2], de Kami Garcia & Margaret Stohl - Opinião

Título original - Beautiful Darkness
Saga: Criaturas maravilhosas #2 / Beautiful creatures #2
Editor: Edições Gailivro
Colecção 1001 Mundos
Sinopse: Ethan Wate costumava pensar em Gatlin, a vila sulista a que sempre chamara casa, como um sítio onde nunca nada mudava. Foi então que conheceu Lena Duchannes, uma misteriosa recém-chegada que lhe revelou um mundo secreto, que sempre estivera oculto à vista de todos. Uma Gatlin que albergava segredos ancestrais por detrás dos seus carvalhos cobertos de musgo e dos passeios gretados. Uma Gatlin onde, há gerações, uma maldição tinha marcado a família de Lena, repleta de poderosos poderes sobrenaturais. Uma Gatlin onde acontecem situações impossíveis, mágicas e capazes de mudar o rumo de uma vida. E, por vezes, capazes de lhe pôr termo.
Juntos conseguem fazer face a tudo o que Gatlin lhes apresenta mas, depois de sofrer uma perda trágica, Lena começa a retrair-se, guardando segredos que põem a relação dos dois à prova. E, agora que os olhos de Ethan foram abertos para o lado mais obscuro de Gatlin, não há volta a dar. Assombrado por estranhas visões que só ele tem, Ethan é ainda mais atraído para a história rocambolesca da sua vila e vê-se preso na perigosa rede de passagens subterrâneas que atravessam o Sul de um modo interminável, e onde nada é o que parece.

Opinião:
[Contém spoilers!] No livro há uma grande quebra na relação do Ethan com a Lena, com o afastamento da rapariga que sente-se culpada pela morte do tio Macon, a sua figura paternal, e por outro lado uma insistência de Ethan em não a deixar ir, e insistir. Ele começa a ter visões, mas desta vez sozinho e descobre mais sobre o passado e alguns eventos que podem ter importância no desenrolar da história.
A Lena começa a fazer algumas más escolhas e anda com más companhias, entre elas a sua prima Ridley que foi Chamada pelas Trevas, e uma nova e misteriosa personagem que também é sobrenatural, John Rider.
Como sabemos ela é uma Encantadora que está entre a Luz e as Trevas, e é verdadeiramente como se sente neste livro, no qual ela é novamente Chamada a escolher. Mais uma vez não se revela uma escolha fácil, visto que seja qual for o lado que optar, ocorrerá uma tragédia familiar...
Neste volume entendemos que vários dos habitantes de Gatlin não são apenas o que parecem, e surpreendem-nos com o que são realmente, por exemplo, ficamos a saber que a mãe do Ethan era bibliotecária dos Encantadores e que o Ethan parece ter uma função especifica a desempenhar na vida de Lena e não me refiro a ser o par romântico.
É uma leitura deveras agradável pois contém diversas reviravoltas, revelações surpreendentes e bastante mistério, num enredo com muita acção e bem interessante, onde as personagens secundárias sobressaem. Aconselho e fico ansiosa pelo próximo volume, uma vez que agora são cantadas "dezoito luas"... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário