segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Mulher solteira procura vingança, de Tracy Bloom - Opinião

Título original - Single woman seeks revenge
- Autora inglesa
Editora: Edições Chá das cinco
Sinopse: Suzie Miller, uma conselheira sentimental desiludida, nem quer acreditar quando o novo namorado acaba com ela por sms. E logo a seguir a terem feito sexo… duas vezes! Decide então que chegou a hora de fazer cada um dos seus ex-namorados sentirem a dor que ela sentiu quando foi abandonada sem qualquer pudor. Os seus métodos são algo insólitos, mas esses homens merecem a humilhação em grande escala. 
Eufórica por finalmente se ter insurgido, começa também a sugerir formas escandalosas para as suas leitoras lidarem com os pesadelos das suas relações. De repente, toda a gente quer conselhos da Suzie. Enfim satisfeita por estar solteira e a desfrutar da sua promissora carreira, parece que a felicidade está mesmo ao virar da esquina. Até que um homem se intromete no seu caminho...

Opinião:
Suzie é uma conselheira sentimental que apesar de aconselhar os outros numa coluna de um jornal, não tem muita sorte no campo afectivo. Após ser novamente abandonada por um namorado, ela fica em baixo e indo contra o conselho do seu amigo Drew, eventualmente liga-lhe pois está convencida que fez algo errado e quer saber o que foi.
Nessa altura, ao descobrir a verdade por detrás do rompimento do namoro com Alex, ela fica furiosa e direcciona essa fúria para dar uma nova vida à sua coluna, o que veio a calhar, já que o editor tinha detestado o formato anterior.
Eis que no dia seguinte surge a oportunidade, numa reunião com o editor, com o Drew e o ex Alex, Suzie apresenta o novo conceito que neste novo formato dá conselhos reais, nada lamechas mas que frequentemente têm uma pitada de vingança e indicam que a mulher não deve "aturar as tretas" dos homens. Ela faz valer a sua opinião ao aplicar os seus conselhos vingativos sobre Alex, conseguindo realmente vingar-se e mostrar ao editor o look renovado e revigorante da nova coluna. Ela sente-se maravilhosa e garante que isto é apenas o começo, é assim que tem inicio um processo de vingança contra os seus ex namorados que outrora a abandonaram...
A escrita é simples e fluente, e a descrição dos eventos é simplesmente fantástica, faz-nos pensar que estamos a ver de perto os momentos vingativos da Suzie, e até em alguns chegamos a pensar que eles estão a provar do próprio remédio...seguindo a máxima actual da vida dela "cá se fazem, cá se pagam".
Um livro fresco com grande dose de boa disposição e momentos verdadeiramente hilariantes, capazes de deixar o leitor preso à narrativa, que a certa altura altera a máxima e segue para "o amor bate à porta quando menos se espera":)

Sem comentários:

Enviar um comentário