terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O jardim encantado [Família Waverly 1], de Sarah Addison Allen - Opinião

Título original: Garden spells
Saga: Família Waverly #1 / Waverly family #1
Editora: Quinta essência
Sinopse: Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam...
As mulheres da família Waverley são herdeiras de um legado mágico — o jardim familiar, famoso pela sua macieira, que produz frutos proféticos, e pelas suas flores comestíveis, imbuídas de poderes especiais que afectam quem quer que as coma.
Proprietária de uma empresa de catering, Claire Waverley prepara pratos com as suas plantas místicas — desde as chagas que ajudam a guardar segredos até às bocas-de-lobo destinadas a desencorajar intenções amorosas. Entretanto, a sua idosa prima Evanelle é conhecida por distribuir presentes inesperados cuja utilidade se torna mais tarde misteriosamente clara. São elas os últimos membros da família Waverley — com excepção da rebelde irmã de Claire, Sydney, que fugiu da cidade há muitos anos.
Quando Sydney regressa subitamente a Bascom com uma filha pequena, a tranquila vida de Claire sofre uma reviravolta, bem como a fronteira protectora que erigiu tão cuidadosamente em redor do seu coração. Juntas uma vez mais na casa onde cresceram, Sydney reflecte sobre tudo o que deixou para trás ao mesmo tempo que Claire se esforça por sarar as feridas do passado. E em pouco tempo as irmãs apercebem-se de que têm de lidar com o seu legado comum para viverem as alegrias do futuro que se anuncia.
Encantador e pungente, este fascinante romance irá, seguramente, enfeitiçar o leitor.

Opinião:
Olá leitores, este foi o primeiro livro que decidi ler neste novo ano, e é com muito gosto vos trago a respectiva opinião!
O Jardim Encantado foi o romance de estreia da autora e foi também o primeiro que li dela. Achei a capa muito bonita e a sinopse bem apelativa, o que me levou a adquiri-lo sem conhecer quem tenha lido algo da autora. É sempre bom ter uma opinião ou sugestão de algum autor, ou até mesmo um título quando vamos comprar um livro, mas na verdade tenho adquirido bastantes sem fazê-lo e de um modo geral, tenho feito escolhas que me agradaram e proporcionaram momentos de lazer muito satisfatórios :)
O livro conta a história das mulheres da família Waverly, que têm todas um dom diferente, seguindo em particular as irmãs Claire e Sidney, e um jardim magnifico na casa da família em Bascom, habitado por uma macieira que já lá está há várias gerações, e cujos frutos encerram a visão do evento mais importante da vida de quem os ingerir. O referido evento pode ser uma visão maravilhosa ou de um acontecimento horrível, e a pessoa viveria oprimida na expectativa, sendo por isso desejável manter as maças longe das pessoas. As belíssimas flores do jardim dão o mote para deliciosas refeições, que acabam por ser bem mais do que apenas comida. 
Quando a Sidney regressa a casa com uma filha e um passado misterioso após 10 anos fugida, tenta criar laços com a irmã, ao mesmo tempo que quer dar a segurança de um lar à sua filha Bay. Claire, que está habituada às suas rotinas e a coisas constantes, vê a sua vida repentinamente "virada do avesso" com a chegada delas. Ela tem dificuldades em abrir o seu coração pois receia ser novamente magoada, mas desconhece que este evento poderá ser decisivo para ela ultrapassar os seus medos e sarar algumas feridas do passado.
Há coisas que estão destinadas, mas outras não estão escritas nas estrelas; uma escolha pode alterar o curso actual da vida, uma escolha pode definir-te. Tu comerias a maça mística?
Um romance mágico com uma história encantadora, com personagens bem construídas e cativantes que nos fazem querer acompanhar a narrativa, e não querer largar o livro por um segundo! Uma escrita fluída, simples e fresca, que nos lembra da importância dos laços familiares e nos faz acreditar num amor puro e pré-destinado. Aconselho a todos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário