quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Renascida/Deusa do mar [Chamamento da Deusa 1], de P.C. Cast - Opinião

Título original - Goddess of the sea
Saga: Chamamento da deusa #1 / Goddess Summonigs #1
Editora: ASA
Colecção: 1001 Mundos
Sinopse: Christine Canady, CC, é sargento da Força Aérea e no dia do seu 25º aniversário, já depois de uns quantos copos de champanhe a mais, faz uma dança em cima do balcão do bar pedindo à deusa da terra um pouco mais de magia na sua vida. No dia seguinte, o seu voo com destino ao médio oriente, num C-130, termina num desastre com o avião a despenhar-se no Oceano. Quando pensava que o seu destino estava traçado e a sua morte era certa, ela apercebe-se de que está a respirar debaixo de água e se encontra perante a mais bela sereia que poderia imaginar. Concedendo à sereia o desejo de ser humana, elas trocam de consciência e em breve CC vê-se imersa nas intrigas da corte das sereias, e com dificuldade em resistir aos encantos do pretendente real. Mas, o desejo de voltar a terra vai fazer com que CC se cruze com o cavaleiro dos seus sonhos, vendo-se envolvida num arrebatador triângulo amoroso.

Opinião:
Gosto particularmente desta autora, pois sou fã da saga que ela escreve com a filha, A Casa da Noite, que apesar de ter uma conotação mais associada ao juvenil/jovem adulto devido à maioria dos intervenientes serem adolescentes, tem uma história que considero bastante apelativa. Pois bem, vi que estão publicados outros livros da PC Cast e suscitou-me grande interesse em ler algo noutro registo, num contexto já de si adulto. Por isso, com este livro completo o segundo tópico que saiu do TBR Jar challenge: * Ler um livro de um autor que já li mas noutro registo (exemplo: outro género literário ou para diferente faixa etária).
Este volume inicial da saga Chamamento da Deusa, em inglês Goddess Summonigs,  apresenta igualmente o título Deusa do mar, numa capa que é também muito gira e mais alusiva ao próprio tema da história.
No dia do seu 25º aniversário e após estar embriagada, a personagem principal C.C. realizou um ritual ancestral para pedir magia na sua vida. Quando partia para uma missão da força aérea, o seu avião despenha-se e o seu pedido é atendido por Gaia, a deusa da Terra, e assim ela troca de corpo com a filha da deusa, uma sereia chamada Ondina.
Na sua nova vida, depressa descobre que é perseguida pelo seu meio irmão Sarpedon que a deseja ardentemente e pretende torná-la sua parceira, e que a única escapatória parece ser fugir ao mar. É então que Gaia concede-lhe forma humana mas com a limitação de que a cada 3 dias, ela terá que assumir a sua forma original, para estar em comunhão com o mar.
Nesta altura, é salva por dois nobres homens, um cavaleiro de antanho e um sereio, dois seres deveras distintos e de diferentes realidades. CC deverá descobrir qual o amor verdadeiro e escolher que forma quer assumir para sempre.
O ritmo da acção é muito envolvente bem como, toda a descrição da vida marítima e dos seres que lá habitam, que são verdadeiramente capazes de fazer o leitor sonhar. As personagens são bem distintas entre si, e conseguimos observar o colidir de mentalidades que separam os tempos da narração. A história é muito interessante, tocando o tema da mitologia e do feminino forte, aliado a uma boa dose de romance e amizade, convergindo para uma narrativa muito bem conseguida. Gostei bastante e com certeza lerei mais :)


Outra capa:

Sem comentários:

Enviar um comentário