terça-feira, 10 de março de 2015

Harry potter e o cálice de fogo [Harry Potter 4], de J.K. Rowling - Opinião

Título original - Harry Potter and the goblet of fire
- Autora inglesa
Saga: Harry Potter #4
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Harry Potter nem quer acreditar na sua sorte! Afinal não vai ter de aturar os Dursleys até ao início do seu quarto ano em Hogwarts. Graças à taça Mundial de Quidditch vai passar os últimos quinze dias de férias na companhia dos Weasleys e do seu amigo Ron. Mas a verdade é que nem tudo vai correr pelo melhor para o nosso herói. Quando Harry começa a sentir a sua cicatriz a doer terrivelmente, sabe que Lord Voldemort está de novo a rondá-lo e a ganhar poder. A marca da morte, que apareceu no céu, não pode significar outra coisa...Entretanto, este é um ano muito especial para Hogwarts, pois é lá que se irá realizar o célebre Torneio dos Três Feiticeiros, no qual Harry vai desempenhar um papel decisivo e que quase lhe irá custar a vida!! Pela segunda vez, Potter vê-se frente a frente com Voldemort, e ele sabe que o maior desejo do poderoso senhor das trevas é vê-lo morto...

Opinião:
Uma "nova" sequela e a autora mantém-nos colados às folhas com mais uma fantástica aventura, repleta de magia e encanto. Começa o quarto ano na escola de Hogwarts e com ele o torneio dos três feiticeiros, que através de uma competição saudável para maiores de 17 anos, elege um vencedor. Os nomes dos candidatos é colocado no cálice de fogo, e o próprio selecciona o melhor aluno das três escolas participantes. Contudo, no momento da revelação dos eleitos, um quarto papel surge com um nome: Harry Potter. 
Alguém inscreveu-o sorrateiramente, e apesar da idade insuficiente e de possuir menos conhecimentos, agora ele não tem outra hipótese senão participar. Esta situação gera inveja por parte de Ron, e os amigos passam grande parte do tempo sem se falarem! Criaturas incríveis são relatadas e as provas são duríssimas, como irá o nosso herói enfrentar os desafios?
A marca da morte depois do jogo de quidditch gera o caos total, e o significado não deixa margem para dúvidas, o Voldemort está de volta.
Este livro dá um novo fôlego à história com a entrada de personagens novas, ainda que muitas estejam apenas de passagem, e ainda temos um novo professor de Defesa contra artes negras (mais um! risos). Partiu-me o coração aquela morte desnecessária no final, foi tudo tão rápido, tudo tão frio e desapegado, apenas porque a personagem estava no lugar errado, à hora errada.


Outras capas:

3 comentários:

  1. Reli este no mês passado, este abre caminho para todos os importantes acontecimentos que vão suceder nos próximos livros. Em Abril releio A Ordem de Fénix, que é um dos meus preferidos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adorei este livro de todos da saga foi o que mais gostei.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar