sexta-feira, 17 de abril de 2015

The raven boys [The raven cycle 1], de Maggie Stiefvater - Opinião

Título original - The raven boys
Saga: The raven cycle #1
Sinopse: Every year on St. Mark's Eve, seventeen-year-old Blue Sargent stands next to her psychic mother in an old church yard as the spirits of the soon-to-be dead walk by. Blue has never seen them herself, but this year is different. A boy her age emerges from the dark and speaks to her. Her mother tells her the only reason she would see a spirit on St. Mark's Eve is that either he is her true love, or she will be the one to kill him. The spirit she saw belongs to Gansey, a rich boy who attends the local boarding school, Aglionby. The boys there are known as the Raven Boys, and Blue has always made it her policy to avoid them because they are nothing but trouble. But Blue is drawn to the charismatic Gansey and his misfit group of friends, who are on a strange quest for ancient magic. For her entire life, Blue has been told by her clairvoyant family that she will cause her true love to die. She's never believed in true love, and never thought this would be a problem for her. But the further she is drawn into the dark and dangerous world of the Raven Boys, the less sure she is of anything anymore.

Opinião:
No seio de uma família de clarividentes, todas levam a sério a premonição feita a Blue quando era criança: se ela beijasse o seu verdadeiro amor, iria matá-lo. Até as amigas da mãe vêem isso. Então aos dezasseis anos, ela decidiu que jamais se apaixonaria. Até que um dia a meia irmã da sua mãe, a tia Neeve, surgiu à porta da sua casa e disse-lhe que aquele seria o ano em que ela ia apaixonar-se.
Na véspera do dia de St Mark, a Blue foi com a tia à igreja na qual eram revelados, sob a forma de espíritos, os que irão morrer nos doze meses seguintes. Ela  não tem dons como a sua família, o seu dom é intensificar os dons dos outros ou as coisas à sua volta, e por isso nunca viu nenhum espírito...até aquele momento, quando viu Gansey. Ficou a saber que: ou é o amor verdadeiro dela ou será ela a matá-lo (ou ambos :p).
O Gansey é o elemento unificador de um grupo de quatro amigos (Adam, Ronan e Noah) que estudam no colégio Aglionby (símbolo é um corvo), todos personagens de peso nesta trama. Quando ele era criança morreu por breves instantes, ouviu um sussurro e voltou à vida com o objectivo de encontrar Glendower, o rei corvo, desaparecido há séculos, crendo que ele encontra-se algures adormecido em Henrietta. Para isso, ele passou grande parte da sua vida a investigar e a procurar as linhas Ley, zonas de energia pura que conectam lugares espirituais. Ele acredita que ao despertar a linha atingirá o seu objectivo, e reza a lenda que quem despertar o rei corvo, terá um grandioso desejo concedido pelo próprio.
Os outro elementos do grupo são o Noah, o amigo tímido e reservado, o Ronan, o bad boy que tem como animal de estimação um corvo fêmea, e o Adam, que provém de uma classe social mais baixa mas é também aluno do colégio, e tem o mesmo objectivo que o Gansey. Juntos trabalham para encontrar as linhas Ley. Mas a grande aventura começa quando as suas vidas se cruzam com a vida da Blue.
Agradou-me a relação dos quatro amigos, cada um com a sua própria individualidade, a sua própria essência, e todos juntos parecem "funcionar bem". Dos quatro amigos, o Gansey tem mais relevo na história, ele é aquele tipo de amigo que não desiste do outro, apoia e traz para a realidade. À medida que o ia conhecendo, fez-me cada vez mais pena por conta da iminente premonição da sua morte. Contudo a Blue não evidencia sinais de paixão por ele, o que o deixa a salvo por enquanto. Antes pelo contrário, o alvo do interesse dela é outro, o que é indicativo de um possível triângulo amoroso, mas com as coisas a mudar, sabe-se lá se as pessoas também não mudarão... pode até nem dar-se o triângulo.
Já perto do final do livro, ficamos a saber mais acerca do misterioso pai da Blue e aguçou-me a curiosidade, a sua aparição/desaparecimento, aguardo mais informações nos volumes que se seguem, uma vez que isso acontece também com a sua tia.
Um tema abordado na obra é a violência doméstica, que surge quando descobrimos que o pai do Adam espanca-o. O assunto é sério e o rapaz não toma atitudes até perto do desfecho do livro. Infelizmente, esta é uma realidade angustiante dos dias de hoje, e é um assunto delicado que me entristece sobretudo ao ler os relatos.
Fascinou-me a descrição de Cabeswater, o coração das linhas Ley, um local incrível e verdadeiramente mágico, onde nos é permitido atravessar as quatro estações num só local, onde o tempo pára, e as árvores falam com os personagens...em latim! Achei divertido o facto do local ser mutável de acordo com o pensamento, e de haver uma árvore que mostra vislumbres do futuro ou de um futuro possível (poderá ou não, ser alterado de acordo com as escolhas deles?).
Em relação ao Noah, já esperava que ele estivesse no estado em que estava o tempo todo, mas não me passou pela cabeça que ele pudesse ter aquela identidade :p Já o Adam, penso que o que ele fez, poderá ter consequências em termos de modificar a sua personalidade, de alguma maneira. E aquele final, a revelação do Ronan...bem inesperada! Será que ele tem algum tipo de dom? Poderá ter algo a ver com o segredo dele? Quero descobrir!
Gostei bastante do livro e seguramente quero ler mais :)

2 comentários:

  1. Este livro parece fazer o meu género ;) a opinião despertou-me o interesse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Eu gostei bastante, se tiveres oportunidade lê-lo :) até agora a autora lançou quatro

      Eliminar