terça-feira, 12 de maio de 2015

Dandeleão [Conto], de Carlos Silva - Opinião


Opinião:
Este é um conto de Carlos Silva que tem lugar numa espécie de dirigível, uma autêntica cidade voadora, chefiada pelo génio visionário Dom Miguel Faria. Após ser salvo do que parecia ser uma morte certa, Filipe acorda no Dandeleão, nome do dispositivo aéreo onde se encontra. Aqui tudo é feito para atingir a excelência e o aproveitamento de recursos, os trabalhadores são muito eficientes e regrados, e até a hora do chá é um ritual sagrado.
Há harmonia e todos são prezados pela sua função, tendo as suas necessidades sempre supridas. O Dandeleão parece ser um bom local para se trabalhar, por isso enquanto não chega ao Brasil, Filipe não vê entraves em ajudar, empregando os seus conhecimentos de meteorologista, como forma de saldar a sua divida de vida. Mas será que se esconde algo por trás de tanta perfeição?
Gostei das personagens e do estilo da escrita, e as descrições do Dandeleão quase que nos permitem uma elaboração visual do mesmo. Contudo, achei que o conto podia ter continuado para além do final que o autor lhe deu, parece-me ter sido construída uma história que vai aumentando de intensidade, e que acaba abrupta e inesperadamente.
Podem consultar o conto, que se encontra disponível gratuitamente aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário