quarta-feira, 20 de maio de 2015

Desejada [Chamamento da Deusa 2], de P.C. Cast - Opinião

Título original - Goddess of Spring
Saga: Chamamento da deusa #2 / Goddess Summonigs #2
Editora: ASA
Colecção: 1001 Mundos
Sinopse: Lina é proprietária de uma padaria Gourmet em Tulsa mas, infelizmente, o negócio não está a correr como esperado e ela precisa de um plano. Quando tropeça, acidentalmente, num livro de culinária italiana da deusa, Lina não consegue deixar de pensar que encontrou a solução para os problemas, mesmo que isso implique invocar uma deusa para salvar o seu negócio. Em breve, Lina encontra-se cara a cara com Deméter, que tem o seu próprio plano. Ela propõe que Lina troque a alma com Perséfone, a deusa da primavera, que irá dar uma nova vida à padaria. Em troca Lina terá que repor a ordem no submundo. 
Depois de ocupar o corpo de encantadora Perséfone, Lina, cujos problemas eram massa azeda e segundos encontros, tem agora assuntos maiores em mãos, como levar a primavera ao mundo dos espíritos. Mas, quando o belo e perigoso Hades acende uma chama no seu coração, Lina não pode deixar de se interrogar se o senhor do submundo não será o homem dos seus sonhos…

Opinião:
Este é o segundo volume da colecção Chamamento da deusa, que vemos imediatamente pela sinopse, não se tratar de uma continuação do anterior, mas sim de uma nova história individual.
Lina, uma mulher solteira na casa dos quarenta, dona de um negócio que já viu dias melhores, depara-se com um ritual antigo e, sem muita convicção, decide-se a realizá-lo. Ao fazê-lo, aparece-lhe a deusa Deméter, mãe de Perséfone, que promete revitalizar-lhe o negócio se ela trocar de alma com a filha, propondo-lhe que parta numa importante missão ao submundo, sem revelar a sua verdadeira identidade. Assim o faz, e logo passa a ser a belíssima deusa da Primavera. Este é o ponto de partida para uma aventura.
Após passarem pelas minhas mãos tantos livros young adult da autora, achei refrescante uma leitura do ponto de vista de uma mulher madura. Como seriam de esperar, são evidentes as diferenças, tanto na maneira de pensar e agir das personagens, bem como a postura relativamente à vida e a outras questões subjacentes no livro (nada de spoilers). A própria escrita da autora é mais cuidada, já que o público alvo seria mais adulto.
Este volume aborda novamente, em parte, a temática da mitologia, que aliada a uma boa dose de romance, proporcionou-me umas belas horas de lazer. Gostei particularmente da autora ter proporcionado que a Lina tivesse o dom relacionado com os animais. Na minha opinião, deu um toque especial à protagonista, antes da transição para a vida com magia no submundo. 
Apreciei a descrição do submundo, jamais imaginei que fosse relatado como nos foi apresentado no livro. Outro aspecto que vale a pena salientar, é que a obra demonstra-nos uma lição de moral, apresentando-nos a máxima "o conta é o interior das pessoas". Uma história que adorei ler, aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário