terça-feira, 23 de junho de 2015

A terrível criatura sanguinária [Conto], de Nuno Markl - Opinião

Sinopse: Veloz saga tragicómica de um homem que procura reconquistar a mulher transformando-se num monstro, como aconteceu a um bem sucedido vizinho lobisomem e a um primo vampiro. Mas não é assim tão fácil conseguir uma maldição decente, hoje em dia. Uma homenagem aos filmes de monstros que Nuno Markl vê desde tenra idade, uma sátira à moderna invasão de sugadores de sangue na cultura popular e um pequeno drama doméstico sobre a importância das pequenas coisas – algumas mesmo muito pequenas.

Opinião:
O conto inicia-se com um escritor a tentar publicar o seu livro, mas é recusado porque não aborda alguns temas em voga.
Seguimos o Fernando, um homem comum que tem alguns vizinhos muito incomuns, entre eles, um lobisomem, uma múmia imigrante, e até o primo da sua esposa é um vampiro. Ele próprio deseja ser mordido por algum animal e ficar amaldiçoado, contudo capaz de salvar o seu casamento. É assim que dirige-se para o pinhal e aguarda para ver o que lhe sai na rifa.
Um pequeno conto que relata algumas dificuldades de relacionamento quando casais estão juntos à muito tempo, pautado por falta de interesse e de comunicação. Ao mesmo tempo, denota que às vezes olhamos para o vizinho e são tiradas conclusões, quando a realidade não é o que aparenta ser. Somos também brindados por alguns momentos engraçados, e fica a dica que nos relacionamentos é preciso esforçar-se, por vezes fazer um agrado ou uma surpresa à pessoa amada.
No desfecho, somos surpreendidos pela descoberta de que a história acaba por ser o produto das sugestões propostas pelo editor.
O conto encontra-se online, disponível gratuitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário