quarta-feira, 15 de julho de 2015

Alvorada vermelha [Red rising 1], de Pierce Brown - Opinião

Título original - Red rising
Saga: Red rising #1
Editora: Editora presença
Sinopse: Alvorada Vermelha é o primeiro volume de uma trilogia que tem tudo para conquistar a legião de fãs de Os Jogos da Fome
Passa-se numa altura em que a humanidade começou a colonizar outros planetas, como Marte. Darrow é um jovem de 19 anos que pertence à casta mais baixa da Sociedade, os Vermelhos, uma comunidade que vive e trabalha no subsolo marciano com a missão de preparar a superfície do planeta para que futuras gerações de humanos possam lá viver. No entanto, em breve Darrow irá descobrir que ele e os seus companheiros foram enganados pelas castas superiores. Inspirado pelo desejo de justiça, Darrow irá sacrificar tudo para se infiltrar na casta dos Dourados… e aniquilá-los! 
Vingança, guerra e luta pelo poder num romance de estreia empolgante.


Opinião:
Esta obra permitiu-me realizar o sexto tópico seleccionado do meu TBR Jar challenge: * Ler um livro de literatura distópica. Este livro foi um vencedor seleccionado por leitores do Goodreads em 2014, na categoria Debut Goodreads Author.
No futuro, a sociedade divide-se em categorias, por cores, cada pessoa nasce numa casta e vive de acordo com o seu direito de nascimento. O topo hierárquico pertence aos dourados, que lideram e vivem melhor, seguidos de outras cores mais "fracas", cada qual com a sua função, cada qual perdendo direitos, terminando nos vermelhos, a base da pirâmide e o sustento da população.
Darrow é um vermelho, tem uma vida muito dura e com recursos bastante limitados, bem como o seu povo que vive em Marte. Trabalham em minas para extrair um gás, que possibilitará a criação de condições para que o planeta seja passível de colonização. Eles são os pioneiros e a esperança da humanidade...Só que não.
Foram os pioneiros há diversas gerações atrás, mas agora são os escravos que labutam para manter o nível de vida dos que vivem à superfície. Eles não o sabem e por isso vivem resignados. Mas não Eo, a jovem esposa do Darrow vive inconformada e através dela e dos seus actos é que se inicia a história propriamente.
Após uma série de acontecimentos os rebeldes recrutam o Darrow, que acaba por aliar-se à sua causa após descobrir a verdade. Assim, ele decide infiltrar-se junto dos dourados, planeando ascender e posicionar-se de maneira a obter vingança e justiça. Há uma linha ténue entre ambas, será que Darrow conseguirá agir correctamente?
Uau, que livro! Uma excelente estreia. A trama é dramática, repleta de altos e baixos, muita acção e suspense. A maior parte da acção decorre no local de aprendizagem, contudo tem uma carga elevada de actos violentos, que podem ferir susceptibilidades.
Gostei imenso de seguir o ponto de vista do Darrow, ele é uma personagem bem interessante, é evidente um amadurecer e crescimento pessoal. Apesar da origem humilde e de ser muito pouco instruído, durante a sua transformação e ao longo de todo o livro, revela ser um individuo cuja inteligência surpreende, e honestamente, é o que torna a história tão apelativa neste primeiro livro. 
Foi extremamente agradável ler acerca dos esquemas e das jogadas, daquele que se revelou como um mestre em estratégia. Creio que nunca li nada assim, daí que esta obra foi uma lufada de ar fresco, sobretudo no que diz respeito a distopias. 
Houve uma noção de desfecho neste primeiro volume, porém são deixadas algumas pontas soltas que pretendo retomar no volume seguinte. Aconselho a leitura.

2 comentários: