sábado, 18 de julho de 2015

Sonha [Caçadora de sonhos 1], de Lisa McMann - Opinião

Título original - Wake
Saga: Caçadora de sonhos #1 / Dream catcher #1
Editor: Everest Editora
Sinopse: Primeiro livro da trilogia Caçadora de sonhos, bestseller do New York Times.

Janie é uma jovem que tem um poder perturbador: involuntariamente, entra nos sonhos e nos pesadelos das outras pessoas, descobrindo segredos que preferia não conhecer...

Opinião:
Janie tem um dom incomum, mas é ténue a linha que separa o dom da maldição. Desde pequena ela é sugada para os sonhos daqueles que estão perto dela, seja lá qual for a hora do dia. Ela está lá mas a sua mente não. A Janie vê os sonhos dos outros como se estivesse lá e eles acabam por pedir-lhe ajuda, mas ela não consegue controlar esta habilidade, crê ser apenas uma expectadora. 
As coisas começam a mudar quando ela começa a conviver com o seu colega Cabel, ela própria começa a sonhar e a ser expectadora nos seus sonhos. Após revelar-lhe o seu segredo, ambos começam a estudar acerca de sonhos e arranjam maneira dela desenvolver os seus dons. Agora ela não precisa mais de estar sozinha no seu segredo.
Ao mesmo tempo acompanhamos a evolução de uma relação que ultrapassa a amizade. Porém o Cabel parece ser um rapaz problemático e isso vai dificultar a relação, não só pelo que ela vê nos seus sonhos mas também devido a ele estar associado a actividades ilícitas fora do plano do sono.
Afinal as coisas não são assim tão lineares, e nem tudo é exactamente o que parece, então o livro acaba por tomar um outro rumo, e fica bem mais interessante. A sinopse não revela muito mas a curiosidade falou mais alto, o que me levou a querer ler esta obra. 
Não me arrependi, foi uma leitura rápida, leve e refrescante, num tópico que nunca tinha lido. O que são ao certo caçadores de sonho? Que outras habilidades conseguem atingir? Como podem usá-las para ajudar outros? Algumas questões que ficaram pendentes, convidando o leitor ao verificar o segundo volume :)

4 comentários:

  1. Olá Bioquímica da Leitura,
    Não queres participar na Leitura Conjunta de Agosto?
    O tema é ficção científica, passa no meu blogue para veres melhor. Eu coloquei três livros e a Su colocou um. Para depois irem a votação.
    Anda lá participar vai ser divertido...
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada por pensares em mim :) Depois vou passar lá com mais tempo. para ler como deve ser, e a seguir digo qualquer coisa :)
      Beijinhos, boas leituras

      Eliminar
  2. Já ando há algum tempo curiosa com este livro, mas já ouvi de tudo um pouco! Mas depois de ler a tua opinião acho que vale a pena dar-lhe uma hipótese! Beijinhos e lê muito ;)

    ResponderEliminar