sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Foge [Caçadora de sonhos 3], de Lisa McMann - Opinião

Título original - Gone
Saga: Caçadora de sonhos #3 / Dream catcher #3
Editor: Everest Editora
Sinopse: Para Janie, ver-se arrastada para dentro de sonhos de outras pessoas já não é novidade. Não pode dizer a ninguém o que faz, porque não acreditariam ou achariam que é maluca. Janie vive no limite, sob a maldição de uma capacidade que dificilmente consegue controlar. Descobre toda a verdade sobre a sua habilidade e também sobre a sua grande debilidade. O seu destino como recetora de sonhos parece estar selado, e o que vai acontecer acabará por ser muito mais perigoso e sinistro do que algum dia havia imaginado. Janie pensa saber o que o futuro lhe reserva e está mais ou menos conformada. Mas custa-lhe a ideia de Cabel o partilhar - e sofrer - com ela. No entanto, sabe que ele ficará sempre a seu lado, apesar dos seus terríveis pesadelos. Ele é um rapaz fenomenal e ela, um completo desastre. Por isso, só lhe ocorre, uma maneira de lhe proporcionar a vida que ele merece: separando-se dele para sempre. Então, aparece um desconhecido que vira tudo de pernas para o ar. O futuro é ainda mais abominável do que Janie imaginava, e as suas opções ainda mais atrozes do que havia pensado. Só ela poderá escolher o melhor de dois males.


Opinião:
A ignorância é uma bênção. Muitos pensam assim mas a Janie tinha que saber o que viria junto com o dom/maldição que lhe acomete. Ela descobriu o que o futuro lhe reserva, e terá que viver com a escolha que fizer. Embora ela seja a pessoa prejudicada, a opção tomada irá também afectar o Cabel, o amor da sua vida.
Um estranho entrou na sua vida e seguramente abalou o seu mundo. Aquilo que ela achava certo, não o é necessariamente...
[Contém spoilers] 
Após quase devorar as obras anteriores, finalmente abracei o derradeiro livro que me trouxe o tão aguardado desfecho da saga Wake. Achei o segundo volume muito bom, pelo que peguei neste quase imediatamente. A trama estava tão interessante, quis ver como a Janie ia lidar com os seus problemas e o que iria optar por fazer.
Gostei de ver mais momentos de interacção mãe-filha, ainda que bastante incomuns. Permitiram-nos tomar conhecimento acerca do passado e um pouco da história de vida delas, e ainda deram-nos a conhecer o pai da Janie, Henry. Afinal o progenitor desaparecido mantinha-se desse modo, pois também era portador das interacções com sonhos. 
Ele próprio fez a sua escolha e como já imaginava, isso trouxe consequências. Contudo, achei que essas seriam apenas relacionadas com a forma de viver dele, jamais pensei que poderiam afectar outros aspectos da sua vida. Isso foi uma grande reviravolta na história e deixou-me com uma angústia ao perceber que a Janie, teria um futuro desagradável em qualquer das hipóteses.
Concluído o livro, fiquei satisfeita com o desfecho e encerro assim o desafio trilogia a que me tinha proposto. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário