terça-feira, 4 de agosto de 2015

Teme [Caçadora de sonhos 2], de Lisa McMann - Opinião

Título original - Fade
Saga: Caçadora de sonhos #2 / Dream catcher #2
Editor: Everest Editora
Sinopse: Para Janie e Cabel, a realidade está a provar ser mais dura do que os sonhos. Procuram um pouco de tempo para estar sozinhos, mas sem sorte. Na escola secundária de Fieldridge estão a acontecer coisas estranhas, mas ninguém fala disso. Quando Janie intercepta um dos violentos pesadelos de uma colega e descobre o que realmente se passa na escola, o caso por fim começa a abrir-se. É hora de desmascarar os culpados. Janie descobre a verdade sobre a sua habilidade, mas também sobre a sua debilidade. O seu destino como receptora de sonhos parece estar selado e o que vai acontecer será muito mais perigoso e sinistro do que ela alguma vez havia imaginado.


Opinião:
Neste segundo volume, Janie e Cabel continuam a trabalhar com a polícia. Desta feita são ambos agentes infiltrados num novo caso onde há suspeita de um predador sexual no liceu onde estudam. Para que não haja desconfianças, eles não podem ser vistos juntos, então acabam por manter a relação em segredo.
Agora que entende mais algumas coisas acerca do seu dom, a Janie continua a usá-lo para ajudar algumas pessoas e para tentar encontrar pistas acerca do caso em mãos. A directora da polícia está ciente da sua capacidade e entrega-lhe as notas e ficheiros que eram da senhora Martha.
Assim que lê um pouco, sonha com a Martha e esta diz-lhe que ao direccionar o sonho para ali, ela irá aparecer para ajudá-la até estar preparada. Contudo, há um misterioso caderno de notas cujo conteúdo encerra conhecimento acerca das suas capacidades, mas a decisão de lê-lo não deve ser tomada de ânimo leve, pois o conteúdo é demasiado sério para ser ignorado. Sobretudo agora que ela demora mais tempo a recuperar-se das visitas aos sonhos.
Tantas decisões difíceis a tomar, com repercussões no futuro da Janie.
[Contém spoilers] Achei esta obra mais interessante do que a anterior. O caso policial que foi trabalhado era bem mais sério, e o facto da protagonista estar infiltrada e ainda por cima envolvida directamente na acção, tornou tudo mais intenso. Fiquei "aflita" quando percebi que ela tinha sido drogada, vendo-a indefesa na toca do lobo.
Relativamente ao caderno, achei alguns aspectos difíceis de digerir, apesar de suspeitar da informação mais preocupante. A Janie tomou conhecimento do que está para vir, mas só saberemos ao certo como as coisas irão prosseguir na obra seguinte.
Fiquei com curiosidade para descobrir como evolui a relação com o Cabel e se obtemos algumas informações acerca da família da protagonista. Por exemplo, se mais alguém já teve aquele dom ou se o homem tipo hippie dos sonhos da mãe é o pai ou coisa assim. Enfim, concluída a leitura, fiquei intrigada e com vontade de avançar rapidamente para o final da trilogia.

2 comentários:

  1. Olá,
    Tenho muita curiosidade em relação a esta série. Gostei da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fico contente que tenhas gostado da opinião e que tenha aguçado a curiosidade :) Eu não sabia o que esperar quando comecei no primeiro pois a sinopse não revelava muito. Mas arrisquei e gostei, e fui logo para o terceiro, a opinião sai para breve hehe
      Beijinhos e boas leituras

      PS. penso que vou entrar no desafio sci-fi mas com uma contribuição pequena, depois coloco aqui um post **

      Eliminar