sábado, 15 de agosto de 2015

Wings - O beijo dos elfos [Wings 1], de Aprilynne Pike - Opinião

Título original - Wings
Saga: Wings #1
Editor: Edições contraponto
Sinopse: Nesta extraordinária história de magia, intriga e romance perigoso, tudo o que pensavas conhecer sobre o mundo das fadas vai mudar.
Excerto
«Laurel estava hipnotizada a olhar para as coisas pálidas com olhos grandes. Eram terrivelmente belas, demasiado belas para exprimi-lo com palavras. Laurel olhou no espelho outra vez, pousando os seus olhos nas pétalas que pairavam ao lado da sua cabeça. Pareciam quase asas. »


Opinião:
Este foi o romance de estreia da autora, tendo sido muito aclamado globalmente, e editado em Portugal, decidi-me a lê-lo incluído-o no desafio faerie proposto por mim.
A Laurel sempre estudou em casa mas naquele ano estreou-se no sistema de ensino na cidade para onde a família mudou-se. Seguimos o seu quotidiano em Crescent, à medida que desbrava o desconhecido e faz amizades com David e Chelsea.
Certo dia ela nota um alto nas costas, que não para de crescer com o tempo. Esta ocorrência preocupa-a mas piora quando ela acorda e observa que no seu lugar agora existem belíssimas pétalas. A situação em si já é séria o suficiente porém quando ela se cruza com um rapaz diferente de tudo o que ela já viu (Tamani), ele revela-lhe coisas que ela jamais acreditou que pudessem ser verdade ou mesmo existir!
O seu mundo vira de pernas para o ar e apenas o David, que sabe o seu segredo, pode ajudar-lhe a provar a veracidade do que o Tamani lhe disse. Ela então decide regressar à antiga casa e procura respostas junto do Tam, descobrindo mais acerca do seu legado.
Nessa altura, a família atravessa um período financeiro mais preocupante e eis que surge um comprador para os terrenos da antiga casa, com uma proposta quase irrecusável. Sem querer revelar muito, Tam diz-lhe que é imperativo manter os terrenos na família devido a um importante segredo. Contudo algumas situações saem do controle e a trama toma outros rumos.
O conceito trabalhado pela autora é diferente de tudo o que li anteriormente, agradou-me o modo como foi descrita a fisionomia da protagonista. Para mim é tudo novo e então achei fantástico ela ter pétalas nas costas em vez do tradicional "apenas asas". Adorei ler acerca das características dos olhos e cabelos, literalmente a roçar a máxima popularmente difundida "somos aquilo que comemos".
Relativamente à reprodução confesso que fiquei admirada, embora já tivesse sido revelada a natureza da Laurel, não esperava que fosse linear à mesma (irão perceber ao ler).
Achei inesperado o rumo que a história tomou após o segundo contacto com o Tamani, pois foram-nos revelados interesses e a real identidade de uma personagem que parecia não ter importância ao longo do livro. Eventualmente, acabamos por ser sugados para uma luta do bem contra o mal, e a trama toma contornos que tornam-na bem mais interessante :)

1 comentário: