segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Harry Potter e a ordem da fénix [Harry Potter 5], de J. K. Rowling - Opinião

Título original - Harry Potter and the order of the Phoenix
- Autora inglesa
Saga: Harry Potter #5
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Harry Potter está prestes a começar o seu quinto ano na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. É, aliás, com ansiedade que aguarda o regresso às aulas para rever os seus amigos Ron e Hermione que, estranhamente, deram muito poucas notícias durante o Verão. Contudo, o que Harry vai descobrir neste novo ano em Hogwarts vai transformar radicalmente todo o seu mundo e a sua vida...Esta é mais uma apaixonante aventura de Harry Potter cheia de suspense, segredos e, claro, muita magia, escrita pela incomparável J. K. Rowling!


Opinião:
Um novo ano lectivo inicia-se mas o ambiente é pesado. A comunidade mágica não acredita que o Lord Voldemort tenha regressado e sempre que possível, arranja maneira de desacreditar e atacar tanto Harry quanto Dumpledore. Quer seja por meio do diário ou pela nova professora de Defesa Contra Artes Mágicas, Dolores Umbridge, destacada pelo ministério da magia para vigiá~los e mantê-los sob controlo, bem como os seus simpatizantes.
Apesar da perseguição, eles continuam firmes e mantêm uma organização designada de "Ordem da Fénix", que se reúne na casa do Sirius, e mais tarde é criado o "exército de Dumbledore", um grupo de alunos que pratica feitiços de protecção em segredo, liderado por Harry.
O Snape anda a ensinar o Harry a fechar a sua mente para evitar que o Voldemort espreite lá, mas isso é ambíguo, também o Harry pode espreitar a mente do maléfico e é assim que testemunha um ataque a um personagem. Ele junta os amigos e "corre" para salvá-lo mas quando chega lá, tem uma surpresa...
Mais um livro fantástico da saga que apaixonou milhões de pessoas pelo Mundo inteiro :)
Aquela Dolores, mete nojo, que mulher insuportável! Foi horrível todo aquele abuso de poder e toda a implantação de decretos a seu bel-prazer mas o que ela fez com o Harry e aquela pena especial, foi atroz. Fiquei muito satisfeita com o desfecho que ela teve, foi um castigo merecido.
Agradou-me que tenhamos descoberto o motivo de o Voldemort ter feito do Harry seu alvo, achei a profecia um ponto de viragem bastante bom.
Chorei baba e ranho quando uma personagem muito porreira faleceu, raios! Quem já leu ou viu os filmes sabe a quem me refiro. Foi uma grande perda, na minha opinião, eu sempre tive a personagem como um símbolo de esperança para o Harry, esperança de um futuro melhor e de poder estar com alguém que genuinamente se importava com ele. :(
A história continua maravilhosa mas cada vez mais "escura", sobretudo agora que o mundo mágico viu e acreditou finalmente que o Voldemort está de volta.


Outras capas:

6 comentários:

  1. Ola, gosto bastante dessa saga :)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é na verdade, das minhas sagas favoritas de sempre :)
      Boas leituras

      Eliminar
  2. Aiiii a Dolores bahhh!

    Agora é ler o 6º, um dos melhores :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é verdade, já o reli, opinião está quase a sair :)
      Bj, boas leituras

      Eliminar
  3. Olá
    Estou neste momento a reler este livro e adoro!
    Aquela Dolores é realmente insuportável.
    Quanto à perda, quando li pela primeira vez, não pensei que tivesse mesmo morrido, mantive sempre a esperança até sair o livro seguinte, mas afinal era verdade :(
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a primeira vez que o li também não quis acreditar que era definitivo! Também mantive um pouco a esperança mas enfim :/
      Bjs boas leituras :)

      Eliminar