sexta-feira, 17 de abril de 2015

The raven boys [The raven cycle 1], de Maggie Stiefvater - Opinião

Título original - The raven boys
Saga: The raven cycle #1
Sinopse: Every year on St. Mark's Eve, seventeen-year-old Blue Sargent stands next to her psychic mother in an old church yard as the spirits of the soon-to-be dead walk by. Blue has never seen them herself, but this year is different. A boy her age emerges from the dark and speaks to her. Her mother tells her the only reason she would see a spirit on St. Mark's Eve is that either he is her true love, or she will be the one to kill him. The spirit she saw belongs to Gansey, a rich boy who attends the local boarding school, Aglionby. The boys there are known as the Raven Boys, and Blue has always made it her policy to avoid them because they are nothing but trouble. But Blue is drawn to the charismatic Gansey and his misfit group of friends, who are on a strange quest for ancient magic. For her entire life, Blue has been told by her clairvoyant family that she will cause her true love to die. She's never believed in true love, and never thought this would be a problem for her. But the further she is drawn into the dark and dangerous world of the Raven Boys, the less sure she is of anything anymore.

Opinião:
No seio de uma família de clarividentes, todas levam a sério a premonição feita a Blue quando era criança: se ela beijasse o seu verdadeiro amor, iria matá-lo. Até as amigas da mãe vêem isso. Então aos dezasseis anos, ela decidiu que jamais se apaixonaria. Até que um dia a meia irmã da sua mãe, a tia Neeve, surgiu à porta da sua casa e disse-lhe que aquele seria o ano em que ela ia apaixonar-se.
Na véspera do dia de St Mark, a Blue foi com a tia à igreja na qual eram revelados, sob a forma de espíritos, os que irão morrer nos doze meses seguintes. Ela  não tem dons como a sua família, o seu dom é intensificar os dons dos outros ou as coisas à sua volta, e por isso nunca viu nenhum espírito...até aquele momento, quando viu Gansey. Ficou a saber que: ou é o amor verdadeiro dela ou será ela a matá-lo (ou ambos :p).
O Gansey é o elemento unificador de um grupo de quatro amigos (Adam, Ronan e Noah) que estudam no colégio Aglionby (símbolo é um corvo), todos personagens de peso nesta trama. Quando ele era criança morreu por breves instantes, ouviu um sussurro e voltou à vida com o objectivo de encontrar Glendower, o rei corvo, desaparecido há séculos, crendo que ele encontra-se algures adormecido em Henrietta. Para isso, ele passou grande parte da sua vida a investigar e a procurar as linhas Ley, zonas de energia pura que conectam lugares espirituais. Ele acredita que ao despertar a linha atingirá o seu objectivo, e reza a lenda que quem despertar o rei corvo, terá um grandioso desejo concedido pelo próprio.
Os outro elementos do grupo são o Noah, o amigo tímido e reservado, o Ronan, o bad boy que tem como animal de estimação um corvo fêmea, e o Adam, que provém de uma classe social mais baixa mas é também aluno do colégio, e tem o mesmo objectivo que o Gansey. Juntos trabalham para encontrar as linhas Ley. Mas a grande aventura começa quando as suas vidas se cruzam com a vida da Blue.
Agradou-me a relação dos quatro amigos, cada um com a sua própria individualidade, a sua própria essência, e todos juntos parecem "funcionar bem". Dos quatro amigos, o Gansey tem mais relevo na história, ele é aquele tipo de amigo que não desiste do outro, apoia e traz para a realidade. À medida que o ia conhecendo, fez-me cada vez mais pena por conta da iminente premonição da sua morte. Contudo a Blue não evidencia sinais de paixão por ele, o que o deixa a salvo por enquanto. Antes pelo contrário, o alvo do interesse dela é outro, o que é indicativo de um possível triângulo amoroso, mas com as coisas a mudar, sabe-se lá se as pessoas também não mudarão... pode até nem dar-se o triângulo.
Já perto do final do livro, ficamos a saber mais acerca do misterioso pai da Blue e aguçou-me a curiosidade, a sua aparição/desaparecimento, aguardo mais informações nos volumes que se seguem, uma vez que isso acontece também com a sua tia.
Um tema abordado na obra é a violência doméstica, que surge quando descobrimos que o pai do Adam espanca-o. O assunto é sério e o rapaz não toma atitudes até perto do desfecho do livro. Infelizmente, esta é uma realidade angustiante dos dias de hoje, e é um assunto delicado que me entristece sobretudo ao ler os relatos.
Fascinou-me a descrição de Cabeswater, o coração das linhas Ley, um local incrível e verdadeiramente mágico, onde nos é permitido atravessar as quatro estações num só local, onde o tempo pára, e as árvores falam com os personagens...em latim! Achei divertido o facto do local ser mutável de acordo com o pensamento, e de haver uma árvore que mostra vislumbres do futuro ou de um futuro possível (poderá ou não, ser alterado de acordo com as escolhas deles?).
Em relação ao Noah, já esperava que ele estivesse no estado em que estava o tempo todo, mas não me passou pela cabeça que ele pudesse ter aquela identidade :p Já o Adam, penso que o que ele fez, poderá ter consequências em termos de modificar a sua personalidade, de alguma maneira. E aquele final, a revelação do Ronan...bem inesperada! Será que ele tem algum tipo de dom? Poderá ter algo a ver com o segredo dele? Quero descobrir!
Gostei bastante do livro e seguramente quero ler mais :)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Leitura conjunta A quimera de Praga e/ou Slated - Reiniciada

Olá! 
Proponho uma leitura conjunta das duas obras ou de apenas uma delas para o mês de Maio. De tanto ouvir falar, fiquei com curiosidade e com vontade de ler, e convido-vos a se juntarem a mim. Posteriormente trocaremos ideias ou opiniões no evento do facebook :)
As capas são muito bonitas e apelativas, mesmo quem não é fã de Fantasia, tem gostado bastante d'A Quimera de Praga, e sei que foi lançado recentemente o segundo volume da trilogia Entre Mundos. Fica a sugestão. 
Relativamente ao Slated - Reiniciada, não conhecia mas a capa sobressai bastante e aguçou-me a curiosidade, li a sinopse e senti imediatamente uma atracção pela história que parece ser promissora.
Podem aderir ao evento em:

Leitura conjunta A quimera de Praga e/ou Slated - Reiniciada

terça-feira, 14 de abril de 2015

Revelada [HoN 11], de PC Cast e Kristin Cast - Opinião

Título original - Revealed
Saga: A Casa da noite #11 / House of Night #11
Editor: Saída de Emergência
Sinopse: A Casa da Noite aguarda-te. Um local cheio de perigos e segredos onde os jovens marcados têm dois destinos: ou se transformam em vampyros ou morrem destroçados. 
Aproxima-se o grande final da série Casa da Noite. Após os acontecimentos do último volume, Neferet está mais perigosa do que nunca e a sua sede por vingança irá lançar o caos e a destruição entre os humanos. Zoey e os seus amigos têm que enfrentar, mais uma vez, a violência dos seus inimigos e salvar a Casa da Noite do pior. 
Conseguirá Zoey travar as ações de Neferet a tempo e evitar uma guerra em grande escala? O equilíbrio entre a Luz e as Trevas está seriamente comprometido e sacrifícios terríveis terão de ser feitos para preservar o mundo dos vampyros. 
Neste penúltimo volume da Casa da Noite, a eterna luta entre o Bem e o Mal chegará a um novo patamar e nada voltará a ser o mesmo.


Opinião:
[Contém spoilers] Neste penúltimo livro da saga HoN, vemos Neferet a ganhar forma após a sua prévia transformação em aranhas de escuridão, no momento da morte de uma das personagens. Ainda enfraquecida e após assassinar um humano, ela pede ajuda à escuridão remanescente para se esconder, e passa o livro quase todo numa caverna a experênciar sonhos que na verdade são memórias perdidas da sua existência. 
Neste volume ficamos a conhecer o seu passado, desde a juventude até ao presente, e entendemos melhor as suas decisões e as suas afinidades ou poderes. Paralelamente, continuamos a acompanhar os iniciados e os vampyros que lhes são mais próximos. 
Dá-se uma cisão entre a Casa da Noite e o Alto concelho de vampyros, pelo que estes regem-se agora pelas decisões de Tanatos, apoiada pelas sumo sacerdotisas e profetisas. Uma dessas decisões aplica as leis de antanho e, de alguma maneira, isso desperta a pedra vidente, com consequências para Zoey e que poderão repercutir-se em todos. 
A acrescer, Zoey ainda está confusa quanto à questão Aurox/Heath, o que parece ser um factor de stress que a está a afectar visivelmente. Após descobrir que está a ser vigiada, a sua raiva atinge um pico e, impelida pela pedra vidente, ela faz o impensável!
No final do livro, Neferet desperta e comete um crime hediondo, desta vez não dissimulado mas já com intenção de mostrar a "deusa" que ela (acha que) é, o que acaba por atrair o touro branco novamente para o seu lado...
Gostei que as autoras tivessem aberto o "livro da vida" da grande vilã, permitindo-nos assim, conhecê-la mais um bocado e talvez entender o que a levou às escolhas que fez. Achei realmente lamentável o passado enquanto jovem.
Fez-me pena a morte da personagem em questão, que ainda por cima não estava relacionada com a guerra, mas o organismo dos iniciados nem sempre aceita a mudança :/
Apesar de ter alguns aspectos que achei um pouco previsíveis, o livro está muito bom e deixa muita curiosidade e expectativa em relação ao final, agora que muita coisa mudou! 
No final de contas, tenho a dizer que este volume teve um final espectacular e deixou-me em pulgas por ler o desfecho! Aconselho vivamente e aguardo ansiosamente pelo final :)

quinta-feira, 9 de abril de 2015

O fim da era da razão [Conto], de Liliana Novais - Opinião


Opinião:
O conto é relatado na época natalícia, no seio de uma família que, como tantas outras, sentia o peso da crise que atravessa o país. Com algum esforço suplementar, o avô do Manuel conseguiu comprar livros, ele tinha o dom de saber o que os familiares precisavam de ler consoante o estado de espírito. 
Fora criado o Ministério do livro e quem os possuísse seria obrigado a registá-los, porém ele não o fez. Assim, foi levado por homens que vieram inquirir acerca do paradeiro dos livros, uma vez que negava tê-los. Ele deixou ao Manuel a responsabilidade de arranjar um local seguro para mantê-los.
Ao longo do tempo, outros detentores de livros não registados eram levados das suas casas, sem se saber do seu paradeiro ou do seu destino. A situação piorou quando o governo decretou que os proprietários dos livros teriam que levá-los às bibliotecas municipais e entregá-los às autoridades, pois achavam que "um povo ignorante é mais fácil de controlar do que um povo culto". Passado um tempo, os seguintes alvos foram as editoras, as livrarias e a internet, que inclusive foi desligada. 
Foi criado um grupo secreto, a Resistência, cujos comandantes pretendiam tentar salvar os livros aprisionados. O Manuel tornou-se membro e os seus livros eram trocados para que a leitura fosse possível a outros.
A história conta-nos como os livros foram banidos da sociedade em questão, o que originou uma crescente ignorância por parte do povo, e era essa a intenção do governo. Para muitos, o pensamento livre é um perigo, e os livros, a consequente intelectualidade e o conhecimento, são a força motriz que gera pensamentos e ideias. Isto representava a antítese do desejo governamental, que pretendia controlar os populares.
Achei que alguns aspectos poderiam ter sido mais aprofundados, como exemplo, a personalidade do protagonista e o movimento da resistência. Creio que dariam mais intensidade à história. Por outro lado, apreciei o espírito jovial e rebelde do avô, que nos é confirmado pela missiva deixada ao neto, que instigava-o a não se submeter e para não deixar morrer a cultura. Ao deixar a tarefa nas mãos do Manuel, o legado da família e da humanidade permaneceria intacto.
O conto está disponível online aqui.

domingo, 5 de abril de 2015

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell - Opinião

Título original - Eleanor & Park
Editora: Saída de emergência
Sinopse: Dois inadaptados. Um amor extraordinário.
Eleanor... é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.
Park... é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.
A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.


Opinião:
Neste livro, acompanhamos a história do ponto de vista dos protagonistas que dão titulo à obra. Duas pessoas tão distintas, que o destino fez questão de unir.
Eleanor é a rapariga nova da escola, o que desperta a curiosidade de todos, mas o seu aspecto físico (é mesmo bem ruiva e tem excesso de peso) e a sua peculiar maneira de trajar, são o que tem de mais chamativo e por isso é alvo de comentários desagradáveis. Contudo, esse parece ser o menor dos seus problemas. A mãe casou-se novamente, teve outro bebé, e os quatro irmãos têm de tolerar o patife do padrasto, Richie, que no passado chegou a expulsá-la de casa.
Park é filho de uma coreana, o que lhe atribuiu características orientais, porém tem os olhos verdes, ele é o típico aluno que gosta de ser invisível, sem que lhe chateiem. No autocarro escolar tem um assento inteiro só para si, até que oferece o lugar sobressalente à Eleanor. Tudo o que ele faz é ouvir música e ler banda desenhada, mas ao notar o interesse dela pelos livros, começa a emprestar-lhos mesmo sem se falarem, até que um dia partilham os auriculares do walkman e acabam partilhando muito mais. Esse é o dia que tudo muda.
Seguimos o inicio de uma espécie de amizade, que evolui para uma bonita história de amor. Inicialmente parece ser como os amores de antigamente, toques nas mãos, dar as mãos, beijo na mão, toques no joelho, uma longa ao conversa ao telefone. Até achei giro que o Park reconhecesse a Eleanor como sua namorada mesmo antes do primeiro beijo. Achei a relação encantadora e pareceu-me que tinham sido feitos um para o outro, mas aborreceram-me um pouco as situações em que ele dizia algo ou elogiava, e ela virava sempre o jogo, mostrava-se ofendida e ia-se embora (do género: isso quer dizer que das outras vezes não me achas [algo]?).
Passei grande parte do livro com "a pulga atrás da orelha", para saber quem seria o(a) colega autor(a) das frases perversas nos livros da ruivinha, e surpreendeu-me ao descobrir o(a) real culpado(a). Quem diria? Que coisa indecente.
Claramente, a mãe da Eleanor não tem sorte com os homens, acaba sempre por fazer péssimas escolhas. Os homens com quem formou família são dados a adições, o que os torna maus chefes de família. Ora vejamos, temos o pai das crianças, que após a separação deixou de conviver com os filhos, situação delicada e profundamente triste.
Depois temos o padrasto, o homem tenebroso e irascível que agride a mãe, odeia a protagonista e exerce uma ditadura na casa, reprimindo todos. Através dele é abordada a temática da violência doméstica, tanto física como psicológica, e é uma triste realidade que deveria ser denunciada rapidamente. Como isso não acontece, os maus tratos são perpetuados ao longo do livro e obviamente afecta o bem estar familiar, sendo que todos vivem em permanente terror.
Num outro tópico, achei piada o facto da autora descrever a relação dos pais do Park, como que um estado permanente de namoro, onde há sempre compreensão e um clima de romance. Convenhamos...não costuma ser muito comum a falta de inibição à frente seja de quem for, principalmente em pessoas que devem estar naquela fase da meia idade (risos).
Agora opinando em relação ao final do livro, foi a minha estreia com a autora e confesso que mergulhei nele sem ler quaisquer críticas, pelo que não tinha expectativas de todo. Gostei bastante de ler o livro, mas o final desiludiu-me um bocado. Não quero comentar muito para não dar a entender coisas, mas digo apenas que após determinados acontecimentos, parece ficar no ar algo que não sabemos bem se é "palpável", deixa-nos com a sensação de "soube-me a pouco" e parece que somos deixados numa área cinza. Tirando isso, achei o livro divertido e verdadeiramente adorável.

Boa Páscoa


Venho desejar-vos uma Páscoa feliz, que seja passada junto dos vossos entes mais próximos e num ambiente de harmonia e amor ao próximo. 
Comam muitos doces, que hoje há desculpa para exageros no chocolate :p
Aproveitem as amêndoas doces hehe

- Bioquímica da Leitura

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Video paródia relacionado com Harry Potter - Dark Lord Funk

Vi este video e não podia deixar de partilhar convosco, está super engraçado! E claro está relacionado com o universo do Harry Potter (que eu adoro) então merece estar aqui. Quem é que já viu?



Escondida [HoN 10], de PC Cast e Kristin Cast - Opinião

Título original - Hidden
Saga: A Casa da noite #10 / House of Night #10
Editor: Saída de Emergência
Sinopse: A Casa da Noite aguarda-te. Um local cheio de perigos e segredos onde os jovens marcados têm dois destinos: ou se transformam em vampyros ou morrem destroçados.Finalmente Zoey conseguiu o que queria. A verdade sobre Neferet é revelada e o mal é exposto, mas a vampyra está longe de se dar por derrotada e inicia uma série de ataques devastadores.
Ao serem lançadas as sementes da discórdia e caos na Casa da Noite, todos terão que se unir para enfrentar o mal, uma tarefa que se revela mais difícil do que o planeado. E para dificultar as coisas, Zoey receia estar a perder a sanidade pois suspeita que Heath poderá estar de volta… Ela sabe que deve seguir os seus instintos para derrotar o mal, mas se estiver errada, as consequências serão desastrosas para todos.
Com a tensão a chegar a um ponto culminante e as amizades a serem testadas, conseguirá o grupo de amigos enfrentar em conjunto o mal que alastra e impedi-lo antes que seja tarde demais?


Opinião:
[Contém spoilers] Depois de Neferet ser exposta ao Alto Conselho e após perceber que o veiculo não lhe fez a vontade, ela entendeu que o sacrifício feito para o obter foi defeituoso e decide usar um puro, pelo que vai atrás da avó Redbird para satisfazer o seu desejo, sendo que desta forma poderá despedaçar Zoey sem possível retorno. Devido à sua cultura, a avó pressente que é um alvo e consegue precaver-se recorrendo a rituais cherokee, o que numa primeira instância evitam a sua morte imediata. É então que Neferet a rapta e mantém-na presa com escuridão.
Kalona o antigo inimigo, é agora guerreiro da escola e de Tanatos, oferece-se para resgatá-la pois consegue controlar a escuridão, mas no momento da verdade os tentáculos não lhe obedecem, o que nos deixa a percepção que está a haver uma mudança na natureza do ser alado. Contudo é exactamente essa mudança de carácter que o impede de salvar a avó, deixando Zoey uma pilha de nervos. É neste momento que o Aurox oferece-se para provar a  sua verdadeira lealdade, e tentar retribuir a bondade que a avó lhe mostrou.
Neste volume, o destino revela-se a Lenóbia e ela tem a surpresa da sua vida. As capacidades de Shaylin estão a desenvolver-se, bem como o seu entendimento na interpretação das cores. Após a briga entre as gémeas, entendemos que as cores da Erin estão diferentes e ela afasta-se do grupo. 
Mais uma vez, as autoras presenteiam-nos com mais uma boa sequela, que aos poucos vai alinhavando o que está por vir. Alguns aspectos aborreceram-me um bocadinho, pois acabaram por ser um pouco repetitivos. Contudo, a parte final do livro está estupenda, uma reviravolta fantástica!! :) A batalha está ganha por agora mas a guerra continua... Aconselho :)

quarta-feira, 1 de abril de 2015

[2015] TBR Jar challenge 4

Meus caros, tirei mais um papel do meu recipiente do TBR Jar challenge, e vim anunciar o eleito. Convido-vos novamente a se juntarem ao desafio :)
O contemplado é...



* Ler um livro emprestado

*Challenge acepted!*

Para ver o progresso dos desafios, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, que serão remetidos para o seu respectivo link.