segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Attachments, de Rainbow Rowell - Opinião

Título original - Attachments
Sinopse: "Hi, I'm the guy who reads your e-mail, and also, I love you . . . "
Beth Fremont and Jennifer Scribner-Snyder know that somebody is monitoring their work e-mail. (Everybody in the newsroom knows. It's company policy.) But they can't quite bring themselves to take it seriously. They go on sending each other endless and endlessly hilarious e-mails, discussing every aspect of their personal lives.
Meanwhile, Lincoln O'Neill can't believe this is his job now- reading other people's e-mail. When he applied to be "internet security officer," he pictured himself building firewalls and crushing hackers- not writing up a report every time a sports reporter forwards a dirty joke.
When Lincoln comes across Beth's and Jennifer's messages, he knows he should turn them in. But he can't help being entertained-and captivated-by their stories.
By the time Lincoln realizes he's falling for Beth, it's way too late to introduce himself.
What would he say . . . ?


Opinião:
Após ler Eleanor e Park o ano passado, fiquei com curiosidade em relação a esta autora. A leitura conjunta deste mês no grupo que integro do GR, permitiu dar o impulso para que ficasse a conhecer uma segunda obra, Attachments.
Nesta obra conhecemos Lincoln, um jovem adulto de 28 anos que passou grande parte da sua vida na universidade a formar-se em diversos cursos. Agora vive com a mãe e arranjou um emprego nocturno num jornal, relacionado com a segurança da internet. Mas o trabalho estava longe de atingir as suas expectativas, e basicamente as suas tarefas eram monitorizar emails poucos próprios para um ambiente de trabalho.
Ao exercer as suas funções, Lincoln depara-se com duas trabalhadoras do jornal cujos emails fazem parte do lote que deveria ser reportado mas por algum motivo, ele não o faz. A situação acaba por se prolongar até que ele não consegue já deixar de sentir algum tipo de conexão com elas, e garante para si mesmo que jamais irá advirti-las.
Grande parte do livro está escrito sob a forma de emails que são trocados entre duas das personagens principais. Jennifer e Beth. Gostei desta situação porque além de ser uma maneira diferente de nos informar de partes das suas vidas pessoais, permite-nos conhecer aspectos da personalidade de cada uma.
Agradou-me o facto de Lincoln desenvolver sentimentos por Beth mesmo antes de conhecer a sua aparência. Este é um dos aspectos mais positivos do livro, dar ênfase à mentalidade numa sociedade em que a conotação visual tem grande peso (e achei bastante fofo até) :)
Outro ponto que apreciei foi a busca do protagonista, o querer encontrar o seu "verdadeiro eu", a procura da sua identidade. "Quem sou eu e o que vou fazer da minha vida?"...uma questão que em algum momento das nossas vidas já nos passou pela cabeça. Creio que este é um factor capaz de gerar alguma empatia e fazer com que o leitor se identifique.

Sem comentários:

Enviar um comentário