quarta-feira, 13 de abril de 2016

A vendedora de fósforos [Conto], de Hans Christian Andersen - Opinião

Editora: Everest editora
Sinopse: Numa noite fria de Ano Novo, uma pequenina vendedora de fósforos vagueia sozinha pelas ruas, tentando arranjar algum dinheiro para comer. Sem conseguir vender nada, não se atreve a voltar para casa receando o castigo do pai. Resolve abrigar-se entre duas casas e aproveita os últimos fósforos para se aquecer. Cada fósforo que acende traz-lhe visões maravilhosas que a fazem muito feliz...

Opinião:
Recorri a este livro para realizar o tópico: ler um livro infantil (ou infanto-juvenil) do meu TBR jar challenge, o que na verdade foi uma re-leitura, uma vez que recordo-me de lê-lo há muitos anos. 

Uma criança anda pelas ruas a tentar vender fósforos e ganhar algum dinheiro para levar para o pai que a espera em casa. Mas na véspera do ano novo, as pessoas não compraram fósforos e a menina desespera com fome e frio, e receosa de regressar a casa para o castigo que a espera por aparecer de mãos vazias. É então que decide abrigar-se e acender fósforos.
Um conto emocionante que nos fala de pobreza e exclusão, e parece igualmente mostrar haver indícios de violência doméstica por parte do progenitor. É muito penoso e infelizmente ainda hoje é uma realidade para muita gente :(
A história em si é bastante triste mas vejo cada fósforo que a menina acende como uma centelha de esperança.
Esta obra é recomendada a leitura autónoma para alunos do 5º ano, mas é um pequeno conto adequado a vários escalões etários. Aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário