terça-feira, 12 de abril de 2016

Golden son [Red rising 2], de Pierce Brown - Opinião

Título original - Golden son
Saga: Red rising #2
Sinopse: With shades of The Hunger Games, Ender’s Game, and Game of Thrones, debut author Pierce Brown’s genre-defying epic Red Rising hit the ground running and wasted no time becoming a sensation.
Golden Son continues the stunning saga of Darrow, a rebel forged by tragedy, battling to lead his oppressed people to freedom from the overlords of a brutal elitist future built on lies. Now fully embedded among the Gold ruling class, Darrow continues his work to bring down Society from within.
A life-or-death tale of vengeance with an unforgettable hero at its heart, Golden Son guarantees Pierce Brown’s continuing status as one of fiction’s most exciting new voices.


Opinião:
Após uma estreia com um livro espectacular, chega-nos o seguimento de red rising e com ele, a continuação da história da busca pela igualdade social. Dois anos passaram-se e Darrow está sob a protecção do seu inimigo Augustus, enquanto estuda na Academia. Contudo uma inesperada derrota fá-lo cair das boas graças dos Dourados e do seu protector, que subitamente anuncia que já não quer os seus serviços.
[Pode conter spoilers]
Isto deixa uma brecha para que os Bellona obtenham a sua vingança relativamente à morte de Julian. Sem a protecção de Augustus, Darrow tem a "sua cabeça a prémio" e algo tem que ser feito. 
Um inimigo do passado oferece a sua protecção a um preço, mas Darrow não esquece o motivo que o levou a infiltrar-se nos Dourados, os filhos de Ares. A organização secreta ainda está activa mas o seu "modus operandi" está diferente, algo passou-se e os alvos são agora mais extensos.
Darrow sente-se perdido e desencorajado, até que uma informação desconhecida acerca do seu passado reacende a chama no seu peito e a garra do lutador. Ele não vai baixar os braços até conseguir o que o motivou a chegar ali, o sonho de Eo.
Um livro com um ritmo estonteante, muita acção, táctica e mostras de esperteza que nunca param de surpreender. E ainda é-nos revelada a identidade de Ares! Gostei imenso desta sequela, e só não o terminei mais rápido porque não podia. Este é o tipo de livro que eu pegaria e terminaria rapidamente mas não tive muita disponibilidade.´
Em todo o caso, e apesar das mostras de violência (cujas descrições são um bocado "cruas" por vezes, e até chegam a ser chocantes), o livro cativou-me pela demonstração de inteligência, estratégia, pelo mistério e secretismo dos planos do protagonista, acho que o autor esteve muito bem. 
Dois anos se passaram e pareceu-me evidente o crescimento pessoal das personagens, parece-me que a transição foi bem feita :)
Como todos os livros que terão sequência, este termina deixando umas pontas soltas e questões (bem) pendentes que julgo (espero) serão resolvidas no volume seguinte (não vou falar nada!!). Aconselho a leitura e aguardo com entusiasmo o próximo livro.
Este título permitiu-me completar o primeiro tópico do desafio TBR jar challenge ler um livro de literatura distópico.

Sem comentários:

Enviar um comentário