terça-feira, 3 de maio de 2016

Poison study [Study 1], de Maria V. Snyder - Opinião

Título original - Poison study
Saga: Poison #1
Sinopse: Choose: A quick death…Or slow poison...
About to be executed for murder, Yelena is offered an extraordinary reprieve. She'll eat the best meals, have rooms in the palace—and risk assassination by anyone trying to kill the Commander of Ixia.
And so Yelena chooses to become a food taster. But the chief of security, leaving nothing to chance, deliberately feeds her Butterfly's Dust—and only by appearing for her daily antidote will she delay an agonizing death from the poison.
As Yelena tries to escape her new dilemma, disasters keep mounting. Rebels plot to seize Ixia and Yelena develops magical powers she can't control. Her life is threatened again and choices must be made. But this time the outcomes aren't so clear...

Opinião:
Comecei a ler este livro devido a uma leitura conjunta no GR, embora já há muito se tinha dado o inicio da mesma (risos). O atraso não me impediu de ler esta obra que me pareceu bem interessante e enigmática.
A Yelena está presa há um ano quando é chamada para a sua sentença. Ao enfrentar a forca, é lhe dada a opção de prosseguir com o enforcamento ou tornar-se a provadora de comida do Comandante de Ixia, Ambrose, e assim começa a sua nova vida no palácio.
Após derrubarem a monarquia e banirem quaisquer vestígios de magia em Ixia, Ambrose surgiu como o líder e assim permaneceu durante mais de uma década. Cada pessoa tem o seu lugar na sociedade e até os empregados são pagos. Contudo há oponentes, e ainda existem rivalidades com o território a sul, onde é sabido haver a prática de magia, o que torna o trabalho da protagonista importante: existe sempre a possibilidade de uma conspiração ou de um atentado ao comandante.
O braço direito do líder, Valek é o chefe de segurança e o encarregado de supervisionar a jovem, bem como de lhe instruir para a detecção de venenos nas refeições. Na primeira lição coloca pó de borboleta na bebida de Yelena e informa-a que para sobreviver, terá que se apresentar diariamente para a toma de um elixir que contraria os efeitos do veneno, impossibilitando uma fuga.
O destino foi cruel com Yelena o que a levou a matar, mas será este destino menos cruel do que o do passado?
Esta foi uma obra do qual eu nada sabia, nem ao menos conhecia o nome da escritora mas a sinopse foi realmente cativante. Aproveitei para realizar o desafio do TBR jar challenge de ler um livro de um autor novo para mim :)
Passei o livro quase todo a tentar perceber o que realmente a levou a assassinar o filho do seu bem-feitor mas a revelação só nos é feita perto do final e bem, manteve o mistério quanto ao seu passado apesar de irmos tendo pequenos vislumbres durante a obra.
Gostei da evolução da personagem principal e do toque de magia subjacente, sobretudo quando em situações de risco para a sua vida. A sua inteligência também foi um dos aspectos chave do livro, a meu ver, divertiu-me bastante ler sobre como ludibriou soldados treinados durante o exercício de fuga e perseguição (risos).
O Valek também era um personagem perspicaz, sempre um passo à frente, misterioso e com uma habilidade de resistir à magia, tornando-o um elemento chave em determinadas situações.
No que diz respeito aos venenos, foi um aspecto completamente novo para mim e creio que deu um toque especial à obra. De um modo geral gostei do livro mas achei o final um pouco apressado, porém deixou curiosidade relativamente à sequela. Aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário