segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Flunked [Fairy tale reform school 1], de Jen Calonita - Opinião

Título original - Flunked
Saga - Fairy tale reform school #1
Sinopse: Would you send a villain to do a hero's job? An exciting new twisted fairy tale series from award-winning author Jen Calonita.
Full of regret, Cinderella's wicked stepmother, Flora, has founded the Fairy Tale Reform School with the mission of turning the wicked and criminally mischievous into upstanding members of Enchantasia.
Impish, sassy 12-year-old Gilly has a history of petty theft and she's not too sorry about it. When she lifts a hair clip, she gets tossed in reform school-for at least three months. But when she meets fellow students Jax and Kayla, she learns there's more to this school than its sweet mission. There's a battle brewing and she starts to wonder: can a villain really change?

Opinião:
Descobri este retelling no GR, quando andava por lá a explorar. Pareceu-me uma capa apelativa pelo que quando li a sinopse decidi-me a lê-lo.

Este livro tem a acção a passar-se posteriormente às histórias de contos de fadas tal como as conhecemos, já numa fase em que a maioria das grandes vilãs reconheceu os seus erros, arrependeu-se e agora trabalha a favor do bem e da sociedade na escola reformatório de contos de fada.
Fundada pela madrasta da Cinderela, a escola tem como missão transformar jovens delinquentes em cidadãos exemplares. É para aqui que a filha do sapateiro, Gilly é enviada quando o seu mais recente roubo é descoberto, contudo ela afirma que as suas acções são o que permite providenciar mais alimentos para a sua família, agora que a fada madrinha produz o modelo inventado pelo seu pai, o sapatinho de cristal.
Ao chegar à escola ela faz amizades e percebe que afinal não é assim tão mau estar lá, porém eventos estranhos começam a acontecer e logo entende que existem outras forças escondidas por trás daquela fachada.
Uma história que me divertiu com as peripécias e as desculpas usadas, mas que também teve o seu lado tenebroso, com alguns maus à solta a lançar o caos.
Achei revigorante ler esta versão do que aconteceu após as histórias que crescemos a ouvir. Claro que as princesas lideram o reino, tudo bem, é o esperado, mas agradou-me bastante ler acerca da vida dos vilões, que aqui foram reintegrados na sociedade e realmente tiveram a sua segunda oportunidade na vida.
Sendo protagonizada por uma criança de doze anos, considero a história adequada para as diversas faixas etárias. Tem acção, drama, fantasia, e algumas situações inesperadas que me mantiveram cativada. Aconselho :)

Sem comentários:

Enviar um comentário