terça-feira, 18 de outubro de 2016

A rapariga no comboio, de Paula Hawkins - Opinião

Título original - The girl on the train
Editora: Topseller
Sinopse: Todos os dias, Rachel apanha o comboio...
No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.
Até que um dia...
Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.


Opinião:
Muito foi falado e muito ainda se tem a dizer acerca da obra de Paula Hawkins. A rapariga no comboio foi uma estreia extraordinária que rapidamente se tornou "best seller". Diversas opiniões contraditórias foram surgindo mas a verdade é que o êxito foi tão grande que logo ganhou a adaptação cinematográfica. 
Rachel idealiza a vida perfeita que escapou-lhe num casal que observa quando está no comboio. Cada vez que o comboio pára, ela evita olhar cinco casas abaixo desse casal, para a sua antiga casa, a sua antiga vida.
Tomada pelo desgosto e por uma infelicidade que não consegue ultrapassar, a Rachel mergulhou no álcool como forma de escape e isso trouxe-lhe outros dissabores. 
Certo dia, ela depara-se com um cenário incomum e sente que isso poderá estar na origem de eventos decorrentes nesse dia. Logo ela vê-se envolvida numa trama em que nada é o que parece.
Tinha imensa vontade de ler esta obra, e tinha que fazê-lo antes de ser adaptado para o cinema. A partir do momento que comecei não quis parar. De início pareceu-me confuso, mas aos poucos foi desenvolvido e começou a encaixar e a fazer sentido. 
Achei interessante termos três mulheres a contar a história, acho que a obra ficou mais rica com pontos de vista diferentes, principalmente quando se referem aos mesmo eventos.
Não fazia ideia o porquê de numa delas a história estara ser narrada diversos meses antes. Vendo o panorama geral, como um todo, creio que esse é também um ponto a favor. 
Embora algumas partes tenham sido aborrecidas, gostei da história e fiquei absolutamente curiosa acerca dos "blackouts" da Rachel (que mulher doidona haha).
Não quero largar "spoilers" por isso digo apenas que as coisas nem sempre são o que parecem ou as pessoas, mas verdade seja dita, confesso que não achei inesperado aquela grande revelação. Posto isto, aconselho este livro :)

Sem comentários:

Enviar um comentário