quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A bola e o goleiro, de Jorge Amado - Opinião

Título original - A bola e o goleiro
Sinopse: Jorge Amado cria uma inusitada história, com personagens não menos característicos; a bola e o goleiro, peças centrais do momento máximo do futebol, o gol. O livro conta a história da bola Fura-Redes, a mais disputada por todos os grandes jogadores, e o goleiro Cerca-Frangos, considerado a vergonha da profissão. Após o encontro dos dois, algo inusitado acontece. A bola se apaixona por seu principal inimigo. E apesar de entrar nas traves de todos os outros goleiros, Fura-Redes se recusa a desmoralizar seu amor. A partir disso, a carreira do maior engolidor de frangos da história, Bilô-Bilô, muda da água para o vinho. Finalmente, ele experimenta o doce sabor do sucesso.

Opinião:
Para o tópico do desafio TBR jar challenge * Ler um livro de um autor que não seja europeu nem norte-americano, optei por um autor brasileiro, Jorge Amado.
A bola mais disputada de todos os tempos encontra-se com o pior guarda-redes de sempre, e apaixonam-se. O amor é tão grande que ela produz uma mudança significativa na vida dele.
Trata-se de um livro infantil que aborda o amor como um laço entre diferentes "espécies". Neste caso entre uma bola de futebol (Fura-Redes) e um guarda redes (goleiro). Eu sei, é bastante inesperado mas uma vez que o público alvo são crianças até que achei fofo.
É uma história curta, de fácil compreensão, e mostra-nos o valor do amor. O guarda-redes não era um bom profissional mas após cruzar-se com a Fura-redes, ela ia sempre de encontro aos seus braços e então ele passou a defender sempre, e juntos venciam tudo. Uma lição sobre o poder do amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário