domingo, 27 de novembro de 2016

O pinheiro de Natal [Conto], de Pedro Cipriano - Opinião

Titulo original - O pinheiro de Natal
Sinopse: "É véspera de Natal. Ao juntar as bicas dum pinheiro manso para acender a lareira, Raul começa a ouvir a voz do seu avô que falecera há vários anos."

Opinião: 
Escolhi este conto devido à proximidade da época festiva que se acerca, o Natal, mas à medida que o ia lendo, ia ficando gradualmente deprimida. Foi por esse motivo que não quis publicar esta opinião em Dezembro. 
O conto fala-nos de perda, de família, de espírito natalício que já teve melhores dias com a morte do avô há alguns anos e agora com a súbita doença da avó, levando-a a passar a Consoada no hospital longe dos parentes. 
O conto é curto mas bastante triste e sinceramente confesso que me comoveu, trazendo-me à memória a perda de uma avó e de um avô o ano passado. :'((((
O conto encontra-se disponível gratuitamente online aqui

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Desafio Fantasia 2016

Olá leitores, este ano dei inicio a este desafio um bocado tarde, mas como se diz por aí "mais vale tarde do que nunca", então aqui vai.
O desafio consiste em ler pelo menos um livro de fantasia até o final de Dezembro, pelo que optei por:


- Feitiços, de Aprilynne Pike (também no desafio Faerie)
- Êxtase, de Lauren Kate


É só clicarem nos desafios que são reencaminhados para os respectivos links.
À semelhança dos outros desafios, à medida que vou lendo vou actualizar com o link directo para os respectivos títulos, para que possam ver a opinião.
Sempre que quiserem ver os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue.
Boas leituras :)

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

[2016] TBR Jar Challenge 9

O nono papel do desafio deste ano foi retirado do potinho e diz o seguinte...


*Ler um livro que nunca terminei

*Challenge accepted!*


Para ver o progresso dos desafios, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, que serão remetidos para o seu respectivo link.

domingo, 20 de novembro de 2016

Desafio Faerie 2016

Olá leitores,
pelo segundo ano consecutivo irei realizar o desafio Faerie, que consta na leitura de obras relacionadas com o referido universo e como tal, irá designar-se "Desafio Faerie".

As condições para participação são:
- O desafio decorre de 20 de Novembro até 20 de Dezembro
- O número de livros lidos depende da disponibilidade de cada um
- Podem ser lidos livros de uma única saga, ou diversos pertencentes a outros autores, desde que se mantenha no tópico.

Como sempre, podem juntar-se a mim e juntos iremos embarcar numa aventura mágica :)
Opções consideradas:


- Feitiços, de Aprilynne Pike


À semelhança dos outros desafios, à medida que vou lendo vou actualizar com o link directo para os respectivos títulos, para que possam ver a opinião.
Sempre que quiserem ver os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Paixão [Fallen 3], de Lauren Kate - Opinião

Título original - Passion
Saga: Anjo caído #3 / Fallen #3
Editora: Planeta Manuscrito
Sinopse: Luce era capaz de morrer por Daniel.
E a verdade é que morreu. Uma e outra vez. Ao longo dos tempos, Luce e Daniel encontraram-se e foram brutalmente separados: Luce morreu, Daniel ficou sozinho e despedaçado. Mas, talvez não tenha de ser assim para sempre…
Luce tem a certeza de que algo — ou alguém — pertencente a uma vida anterior poderá ajudá-la no presente. Por isso, dá início à mais importante viagem da sua vida… recuar no tempo, através dos séculos, para testemunhar em primeira mão o nascimento do seu romance com Daniel . . . e, finalmente, descobrir o segredo que fará o amor entre ambos durar.


Opinião:
Comecei a ler "paixão" imediatamente após "tormento". Depois de um volume em que não achei que houve lá muito progesso, quis ver se neste iriamos ter respostas para as muitas questões que estavam pendentes. E assim foi! Comparado com o precedente, este volume deu dez a zero!
Que autêntica montanha russa, foram tantas as aventuras pelas vidas passadas, tanta emoção e conhecimento. Eu realmente gostei muito de ler esta obra. 
O Daniel é realmente divino, um romântico incurável. Ele "apareceu" muito mais aqui e foi mais activo, e confesso que foi amoroso ler que ele era devoto à Lucinda através das eras, independentemente da sua personalidade. Ficou evidente o conceito de almas gémeas. 
Foi divertido acompanhar as viagens da Luce e notar as diferenças entre as mentalidades e os costumes consoante as épocas, e ainda todo aquele processo de juntar as almas e reviver eventos foi super interessante.
A personagem nova trouxe uma mudança revigorante na trama, ri bastante com o Bill. Através dele e com a sua ajuda, fomos descobrindo coisas que nos aproximaram da verdade a cada reencarnação da Luce que visitavamos, se bem que em determinados momentos ele parecia meio bipolar e era óbvio que ele próprio tinha segredos (evitava cruzar-se com o anjo e suspeitei que ele tinha a sua "própria agenda").
Fiquei surpreendida com as revelações! Mais acerca de um envolvido do que propriamente a história da maldição! No início do livro há uma pista mas a narrativa é tão envolvente que a ideia passou-me por completo.
Foi uma leitura viciante e fiquei amplamente satisfeita por descobrir acerca da maldição, do que esteve verdadeiramente na sua origem e o que motivou a falha. Mais uma vez, a autora deixou um final de cortar a respiração que me deixou ansiosa pelo seguinte volume. Aconselho :)

domingo, 13 de novembro de 2016

Tormento [Fallen 2], de Lauren Kate - Opinião

Título original - Torment
Saga: Anjo caído #2 / Fallen #2
Editora: Planeta
Sinopse: O inferno na Terra. É como Luce se sente por estar longe do namorado anjo caído, Daniel. Levaram uma eternidade a encontrarem-se e agora ele diz-lhe que tem de partir. Afastar-se para perseguir os Proscritos - imortais que querem matar Luce. Daniel esconde Luce em Shoreline, um colégio na rochosa costa da Califórnia com estudantes estranhamente dotados: os Nefilim, filhos de anjos caídos e humanos. Em Shoreline, Luce fica a saber o que são as Sombras e como as pode usar por serem janelas para as suas vidas anteriores. Contudo, quanto mais aprende mais suspeita que Daniel não lhe contou tudo. Oculta-lhe qualquer coisa… qualquer coisa perigosa. E se a versão do passado referida por Daniel não corresponder à verdade? E se Luce estiver na realidade destinada a ficar com outra pessoa?
Este é o segundo romance desta viciante série Anjo Caído... onde o amor nunca morre.

Opinião:
Comecei a ler este volume não muito depois do anterior pois queria ver onde me levava, enquanto a história estava fresca na memória.
Estava especialmente curiosa não sobre o futuro, mas sobre o passado dos pombinhos. Apesar de não ter descoberto muito, a pontinha do véu que foi levantada deixou-me com "a pulga atrás da orelha".
[Pode conter spoilers]
Então a Luce é levada para uma escola de Nefilim, seres meio anjo meio humanos, com o intuito de a esconderem. A percepção da condição "definitivamente mortal" dela nesta vida, deixou-a à mercê de novos inimigos. Uma inesperada aliança é estabelecida e tudo é feito a pensar na segurança dela.
Na escola nova, a Luce vai descobrindo acerca da sua história com Daniel mas também tem condições para desenvolver as suas habilidades. Ao que parece as sombras que vê desde criança, os Anunciadores, são "maleavéis" e permitem ver segmentos do passado, e ela tem essa habilidade, o que eu achei porreiro. Por outro lado, o que significa ela ter esse dom? Será que ela tem algum tipo de genética de anjo? 
O Daniel é tão enigmático, não lhe conta coisas para a sua protecção e ela arranja sempre maneira de se chatearem à conta disso. A verdade é que achei que tanto ele como ela por vezes tinham a sua razão, mas aborreceu-me um bocado que tivessem passado quase todo o tempo assim. Para piorar, surgiu um outro rapaz com potencial para interesse romântico, contudo pareceu-me um bocado rebuscado.
Se por um lado, o Miles estava sempre lá para a Luce e era várias coisas que o Daniel não era (o mesmo se aplica relativamente a este), por outro lado o anjo não teve muitas oportunidades já que estava ocupado a protegê-la. A protagonista apenas me pareceu uma pessoa com caprichos e necessidade de atenção.
O tipo novo de anjos que foi introduzido tornou a historia mais emocionante, pois representava, como se diz, mais uma variante na equação. Foi através dos Proscritos que tomamos conhecimento da existência de um meio capaz de eliminar anjos.
O livro acaba deixando o mote para o próximo volume com bastante suspence, fiquei curiosa com este final em aberto.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

The jewels of Manhattan, de Carmen Reid - Opinião

Título original - The jewels of Manhattan
Sinopse: Can you steal the perfect life? Find out, in Carmen's fabulous Christmassy stand-alone novel!
It started with too many cocktails, as all great plans do...
1) Rob Auction house where sister works.
2) Sell the jewels.
3) Disappear and live happily ever after.
A completely brilliant and perfect plan... when you are a few Cosmopolitans down!
The three very different Jewel sisters, Amber, Sapphire and Em, all came to New York looking for a new life. But things aren't working out as well as they hoped. Em has had enough. She wants fame and fortune, and she's got it all mapped out.

Opinião:
Este título pareceu-me sugestivo
 e a sinopse captou o meu interesse. Amber foi para Nova Iorque à procura de um bom trabalho, as irmãs seguiram-na após as suas vidas se revelarem uma desilusão. 
As três vivem juntas num "cubículo" mas apenas Sapphire está satisfeita com o rumo que a sua vida está a tomar. Durante uma noite de bebidas, Em elabora um plano para roubar as jóias da duquesa e partilha-o com Amber que tenta dissuadi-la.
Não há nada que a faça mudar de ideias, nem mesmo o potencial da irmã se envolver com um detective. Parece uma loucura mas o sonho de ser rica e famosa fala mais alto e a jovem está determinada em consegui-lo.
Gostei deste livro foi bem divertido de ler. As irmãs, as suas vidas, aquilo que as diferencia e aquilo que as une foi algo interessante de seguir. Então quando surge aquele plano mirabolante de assalto às jóias da duquesa, é que foi a desgraça! x)
Tem amizade, amor, sonhos, esperança, acção e comédia exactamente na dose que eu estava a precisar (foi uma mudança bem vinda). Aconselho :)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Tudo, Tudo...e Nós, de Nicola Yoon - Opinião

Título original - Everything, everything
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Madeline Whittier observa o mundo pela janela. Tem uma doença rara que a impede de sair de casa. Apesar disso, Maddy leva uma vida tranquila na companhia da mãe e da sua enfermeira - até ao dia em que Olly, um rapaz vestido de preto, se muda para a casa ao lado e os seus olhares se cruzam pela primeira vez. De repente, torna-se impossível para Maddy voltar à velha rotina e ignorar o fascínio do exterior - mesmo que isso ponha a sua vida em risco.

Opinião:

Madeline é uma jovem que passou a vida fechada em casa por sofrer de uma doença auto imune, qualquer coisa pode desencadear uma reacção que a levará à morte. Ela tem apenas contacto directo com a mãe e a sua enfermeira, Carla e a aceitação da sua condição é plena. 
Até o dia que novos vizinhos se mudam para lá e ela descobre o amor...
Jamais tinha ouvido falar deste livro até que me deparei com ele numa votação do grupo de leituras conjuntas do GR. Tal era a curiosidade que fui ler a sinopse.
Nunca li nada do género mas acabei por ficar curiosa quando vi que estava entre os mais votados. Decidi-me a lê-lo na altura em que houve empate, ia lê-lo mesmo que não vencesse (e não venceu).
Já tinha ouvido acerca da doença da protagonista e sabia que era extremamente incapacitante. A autora deu voz a uma jovem que ao sofrer desse distúrbio jamais iria ter uma "vida normal" e a aceitação era um dado adquirido, até ela conhecer o rapaz misterioso que se muda para uma casa ali perto.
Foi amoroso ler acerca das interacções deles, a inocência da Maddy, o auto-conhecimento e a descoberta do mundo e no que ele tem a oferecer. Foi interessante para mim ler sobre a magia do primeiro amor, o amor de mãe e até onde ele poderá ir.
Agradou-me que a protagonista seja uma pessoa com etnia multiracial, e ao ler acerca do seu aspecto, gostei de perceber que tem traços de ambas as partes. Isso é uma coisa boa pois não costumo me deparar com muita variedade no que tenho lido.
Fiquei encantada com a "descoberta" do Havai! Foi estupendo ler toda a descrição e a experiência que tiveram nesse sítio, uma vez que tenho alguma vontade de visitá-lo!

Outro aspecto que apreciei foram os desenhos que surgiam aqui e ali, representando pesquisas ou situações, não estava à espera e achei divertido.
Apesar de não ser o meu tipo de leitura preferido, gostei desta mudança e a
conselho. :)

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Rainha [Trylle 3], de Amanda Hocking - Opinião

Título original - Ascend
Saga: Trylle #3
Editora: Edições ASA
Sinopse: Prestes a tornar-se Rainha, Wendy enfrenta uma escolha impossível. Para conseguir salvar o seu reino terá de se sacrificar a si própria. Conseguirá ela escapar ao destino? A vida de Wendy está prestes a mudar para sempre. Dentro de alguns dias, quando fizer 18 anos, vai casar-se com um homem que não ama e tornar-se rainha dos trylle. E parece inevitável entrar em guerra contra o próprio pai, o maléfico rei dos vittra. Wendy enfrenta a mais difícil escolha da sua vida. A única forma de salvar os trylle dos seus inimigos mortais é sacrificando-se a si própria e entregar-se como prémio ao pai. Mas como poderá ela abandonar as pessoas que ama, mesmo quando essa é a única maneira de as salvar? Como se tudo isto não bastasse, Loki, o vittra que ajudou Wendy a fugir do rei Oren, vem pedir-lhe asilo. O seu súbito aparecimento faz despertar novamente a paixão que os une. A sua vida amorosa complica-se ainda mais, pois Finn, o seu leal guarda-costas, não parece disposto a abrir mão dela. Nunca tanto esteve em jogo e Wendy, apaixonada por Finn e por Loki, vai ter de se decidir...

Opinião:
[Poderá conter spoilers] 
O passado da protagonista é inesperado mas é algo com o qual tem que viver. Tudo mudou ao descobrir que o seu pai está vivo e é o rei do povo rival, Vittra, e ainda, o malvado quer que os Trylle lhe dêem a filha.
O casamento aproxima-se assim como a coroação. Devido aos eventos do volume anterior torna-se evidente que será para breve. Muitas emoções estão à flor da pele mas o futuro do reino deverá ser a prioridade. Escolhas difíceis estão por fazer mas como poderá a Wendy salvar o reino se não sabe como salva-se a si mesma?
Quando terminei o volume anterior, iniciei de imediato a leitura deste. Fiquei com muita vontade de ver onde me iriam levar aquelas pontas soltas que "dividida" deixou no ar.
Realmente ficou perceptível um triângulo amoroso mas então para que lado ia pesar a balança? De início não me estava a agradar mas eventualmente rendi-me à escolha dela, se bem que não fiquei inteiramente satisfeita.
A relação dela com Elora foi surpreendentemente "enganadora". Todo este tempo foi um completo desperdicio. Tempo precioso...perdido. Adorei que se tivessem aproximado e que tenham aberto o coração e despido as suas almas. Fez-me pensar.
Agradou-me imenso acompanhar o crescimento pessoal que a Wendy demonstrou, a responsabilidade que teve, a força e a coragem. A própria história em si foi bastante interessante, e gostei particularmente que a protagonista realmente quisesse mudar a forma como os Trylle "veem o mundo", digamos distribuindo igualdade social ou pelo menos melhorar o nivel de vida para os mais desfavorecidos.
Aconselho :)