segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O feitiço da lua, de Sarah Addison Allen - Opinião

Título original - The girl who chased the moon
Editora: Quinta Essência
Sinopse: No seu mais recente romance mágico, Sarah Addison Allen convida-nos a visitar uma pitoresca cidade do Sul dos Estados Unidos onde duas mulheres bem diferentes descobrem como encontrar o seu lugar no mundo, por mais deslocadas que se sintam.
Emily Benedict vai para Mullaby, na Carolina do Norte, na esperança de resolver pelo menos alguns dos mistérios que rodeiam a vida da mãe. Porém, assim que Emily entra na casa onde a mãe cresceu e trava conhecimento com o avô, cuja existência sempre desconhecera, descobre que os mistérios não se resolvem em Mullaby, são um modo de vida: o papel de parede muda de padrão para se adequar ao estado de espírito do ocupante do quarto, luzes inexplicáveis dançam pelo quintal à meia-noite, e uma vizinha, Julia Winterson, cozinha esperança sob a forma de bolos, desejando não apenas satisfazer a gulodice da cidade mas também reacender o amor que receia ter perdido para sempre. Mas porque desencorajam todos a relação de Emily com o atraente e misterioso filho da família mais importante de Mullaby? Ela veio para a cidade a fim de obter respostas, mas tudo o que encontra são mas perguntas.
Um bolo de colibri poderá trazer de volta um amor perdido? Haverá mesmo um fantasma a dançar no quintal de Emily? As respostas não são nunca o que esperamos, mas nesta pequena cidade de adoráveis desadaptados, o inesperado faz parte do dia-a-dia.

Opinião:

Este título foi a minha primeira leitura do ano, porém este não é o primeiro contacto com a autora. Gostei bastante de ler o jardim encantado e tinha alguma expectativa em relação a esta obra, e digo desde já que foram de encontro a isso. O livro integra o desafio TBR Jar challenge 2017 sob o tópico ler um livro retirado aleatoriamente da estante.
Emily muda-se para Mullaby após a morte da sua mãe e vai viver com o avô que não sabia que tinha. Aparentemente há uma série de coisas que não sabe, está tudo relacionado com a mãe e ninguém lhe quer dizer até o inevitável acontecer. Ela trava amizade com um rapaz que não deveria, pois estão ligados devido ao passado conturbado dos seus familiares.
Paralelamente, a vizinha Julia tem um plano de dois anos ali antes de regressar à sua vida. Mas logo se apercebe que há muito mais na sua antiga vida do que um doloroso passado. Estará o que ela busca traçando o caminho até ela?
O livro segue estas duas personagens e as suas histórias, bem como dos seus relacionamentos com os que as rodeiam. Elas por sua ver interagem e desencadeiam outros eventos. Foi muito bom descobri-las e acompanhá-las naquilo que estavam procurando. Confesso que chegou a uma altura que estava a preferir a história da Julia.
Que livro fofo, adorei, foi simplesmente encantador! A inocência, a bondade, a vontade de fazer a diferença, a esperança, o sonho do reencontro e o toque de magia foram ingredientes chave que me fizeram devorar o livro avidamente.
A obra aborda também feridas antigas, como cada qual lida e ultrapassa as situações, como o perdão pode chegar. Tem bastantes emoções e dá que pensar.
Relativamente aos intervenientes da história, nutri um carinho especial pelo avô e pelo Win, por serem diferentes do padrão "normal" e devido às circunstâncias das suas educações, mesmo assim eram respeitáveis e bondosos. Cada vez que a Julia e o Sawyer interagiam era hilariante, ri mesmo muito com esses dois!
Surpreendi-me com as luzes de Mullaby, quem diria? Uma daquelas coisas que as pessoas sabem mas ninguém fala sobre isso. E até estava relacionado com o mistério principal.
Um livro mágico que adorei e recomendo vivamente :)

2 comentários:

  1. Hi there, I read this book a while ago but really enjoyed it. I saw you review and it made me want to re-read it :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello, sorry for the late answer. I'm glad that my review made you think that because it is a really nice book and everything about that "world" makes us want to go back there at some point. :)
      Enjoy your reading!

      Eliminar