domingo, 17 de dezembro de 2017

Conta-me três coisas, de Julie Buxbaum - Opinião

Título original - Tell me three things
Editora: Topseller
Sinopse: E se a pessoa de que mais precisas for alguém que não conheces?
Passaram apenas dois anos desde a morte da sua mãe e o seu pai volta a casar-se com uma mulher que conheceu online. Jessie é então forçada a mudar-se para a outra ponta do país, para morar com a madrasta e o seu pretensioso filho adolescente, aparentemente passado da cabeça.
Para Jessie tudo parece errado: sente-se uma estranha naquela casa enorme e fria, tem saudades da sua melhor (e única) amiga. A escola é uma selva autêntica, onde é vítima de bullying. Mas é então que recebe um e-mail de alguém que não conhece, nem se quer deixar conhecer, disponibilizando-lhe apenas a sua amizade virtual.
O que Jessie não espera é que será este e-mail a mudar a sua vida para sempre.
Esta é uma história memorável, que não deixa ninguém indiferente. Um misto de comédia e tragédia, amor e perda, dor e alegria.


Opinião:
Cerca de dois anos após a morte da mãe da Jessie, o seu pai casa-se com uma mulher rica que mora noutro estado e eles mudam-se para lá. Sem conhecer ninguém, a Jessie passa por um mau bocado, sentido-se sozinha e vítima de comentários desagradáveis por parte de algumas colegas.
Eis que alguém começa a enviar-lhe emails com dicas de como sobreviver no liceu, quem evitar, com quem travar amizade...um ombro amigo online. A única condição que impõe é não revelar a sua identidade. 
Quis ler este livro no âmbito de ser um lançamento recente e claro, a sinopse era apelativa. Julgo que muitos de nós já passamos pela fase de ter amigos online e que em algum momento não sabiamos quem eram. Esta leitura fez-me recordar um pouco esse tempo, ainda que as situações fossem completamente diferentes.
Por vezes parecia mais fácil desabafar ou apenas falar com alguém que estava do outro lado do ecrã do que com alguém cara a cara, e depois era como a protagonista disse, dava mais tempo de refletir e pensar antes de responder.
Seja como for, a Internet veio aproximar as pessoas mas ao não saber quem está do outro lado, as pessoas podem estar a abrir as portas para predadores e todo o tipo de criminosos, o que é especialmente perigoso para as crianças que são as que têm menos noção e sentido de realidade. 
Achei que os cidadãos da nova cidade foram criados de modo muito genérico e estereotipado, parecia não haver muita variedade, sendo que todos pareciam ter saido do mesmo molde, se é que me estou a fazer entender. Não era de admirar que a Jessie se sentisse desajustada e solitária.
O livro aborda alguns temas como a homossexualidade e o bullying, apesar de não serem os aspectos centrais da narrativa, não costumam aparecer nos livros que tenho lido ultimamente. Foi bom que a autora tenha posto personagens a fazer frente a essa gentinha reduzida e a colocar um ponto final no assunto. Todos merecem ter paz de espírito.
Um aspecto que me interessou foi o facto da Jessie nutrir sentimentos pelo rapaz misterioso, sem saber quem era. Não num sentido de ser ingénua mas pelo facto de que se apaixonou somente pela personalidade dele. Devo salvaguardar que era sabido que eram colegas de escola e a certo ponto ele ia revelar quem era, num local público.
Outra coisa agradável é que muitas das suas conversas sejam em três tópicos, que aliás é o que dá o título à obra "conta-me três coisas". Uma maneira engraçada de se dar a conhecer.
Esta foi uma história que proporcionou momentos agradáveis de lazer. Aconselho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário