segunda-feira, 20 de março de 2017

Cress [Crónicas lunares 3], de Marissa Meyer - Opinião

Título original - Cress
Saga: Crónicas lunares #3 / The lunar chronicles #3
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: Este não é o conto de fadas de que se lembra. Mas é o que não se vai esquecer.
Neste terceiro livro de Marissa Meyer, Cinder e o capitão Thorne estão escondidos com Scarlet e Wolf. Juntos, conspiram para derrubar a rainha Levana e impedir o seu exército de invadir a Terra.
A sua melhor esperança é Cress, uma jovem presa num satélite desde a infância e que apenas tem os netscreens como companhia. Todo este tempo passado a olhar para os ecrãs fez dela uma excelente hacker. Mas infelizmente, é obrigada a trabalhar para a rainha Levana, e recebeu ordens para localizar Cinder e o seu bonito cúmplice. Quando o ousado resgate de Cress corre mal, o grupo desmembra-se. Cress obtém por fim a liberdade, mas com um preço mais elevado do que jamais pensou. Entretanto, a rainha Levana não vai deixar nada impedir o seu casamento com o imperador Kai. Cress, Scarlet, e Cinder podem não ter sido designadas para salvar o mundo, mas são a única esperança do mundo.

Opinião:

Meus caros amigos, o terceiro volume da saga Crónicas lunares chega-nos com uma donzela em apuros presa num satélite, Cress.
A jovem hacker da coroa lunar é uma prisioneira em orbita e decidiu aliar-se a Cinder na sua missão de salvar o mundo. Se pelo caminho conquistar o divertido Thorne então é que todos os sonhos se realizam!
Porém a missão de resgate não corre como planeado, o grupo acaba por separar-se, e alguns saiem lesionados. O plano ainda é encontrar-se com o doutor em África então é para lá que a Cinder vai.
Paralelamente, acompanhamos o que se vai passando com Cress e Thorne que estão agora noutra zona. Além de estarem no desconhecido, o rapaz apresenta sequelas do impacto, agravando ainda mais a situação.
Somos também convidados a seguir os preparativos para o casamento do Kai com a Levana, e tudo o que envolve os acontecimentos naquela parte do mundo.
O livro até começa bem mas depois basicamente está tudo uma grande confusão! Ninguém sabe de ninguém, o plano original foi por água abaixo e alguma coisa tem de ser feita para deter a rainha lunática! Gostaram do trocadilho? xD
Após um volume brilhante, "Scarlet", pensei que este talvez não fosse seguir os mesmos passos (o que muitas vezes acontece em sequelas) mas a autora provou que consegue manter o ritmo. 
Em "Cress" não houve tanto o impacto romântico do anterior, mas houve mais acontecimentos, mais acção e mais "ah mãe, o que vai acontecer agora?". Foram uma série de eventos que em última instância mudaram o curso da história e levaram à guerra, que como todos tínhamos vindo a acompanhar, sabiamos que era inevitável, mais tarde ou mais cedo. Os motivos porém não são exactamente os esperados, venham daí e descubram vocês mesmos.
A adorável Cress que teve uma vida difícil, de exclusão e isolamento, finalmente realiza dois dos seus sonhos (ir para a Terra e conhecer o capitão Thorne) contudo a vida ainda lhe reserva muitas adversidades. A jovem porém dá-nos uma lição sobre perseverança, nalguns casos com um estímulo amigo, mas ainda assim não deixa de ser a moça sonhadora, apaixonada, inocente e doce que conhecemos.
Aquele Thorne é incrível! Carismático, engraçado e convencido, mostrou-nos um outro lado da sua personalidade que até então estava escondido por baixo de uma fronte de total desprendimento e despreocupação.
A Cinder continua a sua luta agora que acolheu o seu verdadeiro legado e destino. Empenhada em impedir que o imperador Kai se case com Levana, ela acredita ser a única maneira de salvar a vida dele e assim salvar o planeta do domínio lunar. Vamos ver como é que as coisas lhe correm. Aconselho vivamente :)

Sem comentários:

Enviar um comentário