sábado, 28 de outubro de 2017

Fala-me de um dia perfeito, de Jennifer Niven - Opinião

Título original - All the bright places
Editora: Nuvem de tinta
Sinopse: Violet Markey vive para o futuro e conta os dias que faltam para acabar a escola e poder fugir da cidade onde mora e da dor que a consome pela morte da irmã. Theodore Finch é o rapaz estranho da escola, obcecado com a própria morte, em sofrimento com uma depressão profunda. Uma lição de vida comovente sobre uma rapariga que aprende a viver graças a um rapaz que quer morrer. Uma história de amor redentora. 

Opinião:
Este livro li-o na categoria "ler um livro sugerido pelo Goodreads", para o meu TBR jar challenge. Esta frase foi interpretada com uma duplicidade subjacente, pois embora me tenha aparecido nas sugestões/recomendações do GR, foi também o eleito de um dos grupos que integro, de leituras conjuntas do website (não fui a tempo da votação mas deu impulso para ser este o escolhido entre as opções).
Confesso que pouco sabia acerca da obra, basicamente reconheci a capa da altura das votações para eleger os vencedores das categorias de 2015, recordo-me de ler a sinopse a certa altura mas passou-me da ideia.
Apesar de ser o terceiro livro que me passa pelas mãos este ano cujo tema envolve suicídio, jamais me passou pela cabeça. Comecei "13 reasons why", devido à série produzida pela netflix (fiquei curiosa mas dei uma pausa na leitura), li "I was here" mais uma vez devido à leitura conjunta e este referi anteriormente. Mera coincidência.
Adorei como o Theo e a Violet se relacionaram e era sempre bom ler os seus diálogos, mostravam esperança e entendimento mútuo, algo que me parecia maduro para a faixa etária. Agradaram-me as descobertas que faziam pela cidade à conta do projecto da escola, e do modo que deixavam sempre algo para trás nesses locais.
Foi particularmente agradável acompanhar como ele ajudou-a a recuperar as rédeas da sua vida.
Quando peguei nesta obra julguei que ia ser uma coisa muito deprimente, misturada com muito drama adolescente mas enganei-me. Gostei deste livro mais do que queria admitir.
Este é um daqueles temas delicados que gera sempre muita controvérsia, e diversas opiniões contrastantes. Creio que somos todos diferentes e somos mais de 7 biliões, ninguém tem que estar sozinho. Existem vários tipos de ajuda. Busquem ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário