sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dividida [Trylle 2], de Amanda Hocking - Opinião

Título original - Torn
Saga: Trylle #2
Editora: Edições ASA
Sinopse: Quando Wendy fica a conhecer a terrível verdade sobre si própria - foi trocada à nascença - sente que o mundo à sua volta começa a desabar. A estranha adolescente, de negros cabelos, tenta fugir das evidências, tenta negar o facto de ser uma princesa Troll, dotada de poderes que não domina nem compreende. Decidida a fugir, consegue escapar à vigilância de Finn, o seu belo, sombrio e inacessível guarda-costas. Mas o que a espera é talvez um destino mais terrível. Raptada pelos históricos inimigos dos trolls, ela cairá nas mãos dos Vittra. E aos poucos descobre que uma inesperada atracção por um príncipe do povo rival... Dividida entre a lealdade e o amor, entre o dever e a paixão, Wendy sabe que terá de crescer para evitar uma guerra. Terá de aprender a dominar os seus poderes mágicos - e aceitar o seu destino.
Dividida é a segunda parte da fenomenal saga Trylle. A autora, Amanda Hocking, de 26 anos, viu os seus livros rejeitados por dezenas de editores. Até que um dia os decidiu publicar sozinha, e vendê-los em sites. O sucesso foi imediato, vendeu mais de dois milhões de exemplares - e hoje, tal como a Wendy dos seus livros, Amanda vive como uma princesa, num palácio só seu, num mundo que ela própria construiu...

Opinião:
Li o primeiro volume o ano passado e fiquei imenso tempo sem prosseguir com a história. Agora que estamos na época do Halloween, aproveitei o desafio temático Halloween 2016 e lancei-me novamente neste universo criado por Amanda Hocking. 
Após fugir dos Trylle, Wendy volta a casa e apresenta Rhys, o humano por quem foi trocada à nascença, ao irmão que a criou, Matt. As dúvidas são muitas mas não são esclarecidas antes deles serem raptados pelo povo rival, os Vittra. 
Neste novo reino, ela toma conhecimento de informações que podem alterar o curso da história dos trolls e, com base nisso, decisões terão que ser tomadas antes que o tempo se esgote.
Agora que ela sabe o que lhe aguarda, será capaz de fazer o que for preciso pelo seu povo? Seguirá a vontade da sua sua mãe, a rainha Elora, ou do seu pai?
Não me recordava muito bem de alguns aspectos mas achei particularmente útil e prático, que durante a narrativa a autora incluia um breve resumo de eventos anteriores, permitindo-me refrescar a memória e situar-me. 
Se no volume um, somos introduzidos à história e ao universo troll, bem como a Wendy a descobrir que é, a sua família biológica e quem pode vir a ser, gostei que neste ficassemos a conhecer as origens da protagonista, o potencial das suas habilidades e a verdadeira historia dos trolls.
Notou-se a trama a adensar, e a história ficou bem mais interessante agora que tem novas personagens e muitas coisas estão em jogo, incluido no futuro a médio prazo.
Agradou-me que o Matt tenha ficado com os Trylle. Apesar de não estarem ligados por sangue, serão sempre irmãos apesar do que todos diziam a Wendy e as suas convicções jamais foram alteradas. Na mesma nota, agradou-me também ler acerca da aproximação dele com o Rhys.
Tove que mal "apareceu" antes, aqui ganhou muito mais relevo e tem uma grande participação na história. Tão habilidoso e atormentado, foi agradável conhecê-lo melhor. Digo o mesmo em relação à Willa, que me surpreendeu.
Agora que surgiu um homem novo com um comportamento galante (à sua maneira), a obra ganhou potencial para um triângulo amoroso, vamos ver o que se sucede no último livro.
Este volume está bem interessante e deixou muita vontade de continuar a saga. Aconselho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário